O Que fazer em caso de Choque Elétrico

Atualizado e Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 08/08/2019

Os acidentes provocados por electricidade são quase sempre devidos a falta de cuidado. Basta respeitar algumas precauções para evitar este tipo de acidente: não manipule aparelhos eléctricos quando tem as mãos molhadas, verifique o estado dos fios eléctricos (ferro de engomar), desligue a electricidade antes de arranjar uma fixa ou de mudar uma lâmpada, não deixe pela casa extensões ligadas, proteja as fichas com sistemas de segurança e não corte a relva quando esta está molhada.

O que fazer em caso de choque elétrico?

• Desligue a electricidade directamente no quadro. Se não for possível, desligue directamente da ficha.

• Se for possível, aproxime-se de um material seco e isolador: monte de jornais ou borracha. Ponha luvas ou cubra as mãos com um tecido, e, com um pau (vassoura, por exemplo), afaste a vítima do aparelho ou da ficha.

• Se a electrocussão for breve, não deixou queimadura, dor ou mal-estar, não necessita preocupar-se.

• Se a vítima perdeu a consciência, mas ainda respira normalmente, ponha-a em posição lateral de segurança (vide desmaio).

• Se a vítima já não respira e já não lhe sente o pulso, pratique alternadamente a respiração boca a boca com a massagem cardíaca, depois de ter afastado a fonte de corrente eléctrica.

• Consulte um médico pois certas queimaduras podem passar despercebidas.

O que não se deve fazer em casos de choque elétrico
Socorrer a vítima sem primeiro verificar que a corrente eléctrica está desligada, pois corre o risco de se electrocutar.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.