O Que fazer em caso de Envenenamento

Revisão Clínica: Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692). Atualizado: 08/09/24

Cogumelos, plantas, ingestão acidental de produtos tóxicos. Os riscos de graves intoxicações são maiores nas crianças. Para as evitar um possível envenenamento, mantenha sempre os produtos tóxicos em altura ou num armário fechado à chave, não colocando jamais quaisquer líquidos tóxicos numa garrafa de água mineral, medicamentos ao alcance das crianças (pílulas, soníferos), sobretudo nas mesas de cabeceira e nas gavetas da cozinha.

Continua depois da Publicidade

O que fazer em caso de envenenamento?

• Se a vítima estiver consciente interrogue-a rapidamente para que fique a saber o que esta ingeriu.

• Não se esqueça que a vítima pode perder os sentidos a qualquer momento.

• Se a vítima estiver confusa, fale com ela até que cheguem os socorros.

• Se a vítima estiver inconsciente, coloque-a em posição lateral de segurança.

• Procure o produto em causa e tente saber qual a quantidade que foi ingerida (nível da garrafa, produto entornado ou não), de maneira a que possa informar o médico.

• Guarde o que tiver sido vomitado mas não provoque o vómito. Se se tratar de um produto corrosivo, corre-se o risco de este queimar a mucosa do esófago.

• Chame os primeiros socorros ou o Centro de Informação Anti-Veneno. Siga escrupulosamente as instruções que lhe forem dadas.

O que não deve fazer em caso de envenenamento:

Dar de beber à vítima, nomeadamente leite, que não é um anti-veneno.

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 08/09/24