O Que fazer em caso de Hemorragia

Atualizado e Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 08/08/2019

Só se pode agir de maneira eficaz sobre um hemorragia exterior, ou seja sobre aquelas que são visíveis. Saiba, no entanto, que deve suspeitar de uma hemorragia interna quando a vítima está pálida, transpira, tem as extremidades (mãos e pés) frias e sobretudo quando acabou de sofrer um choque forte. Uma hemorragia intensa e rápida pode causar a morte: torna-se, por isso, indispensável agir o mais rapidamente possível.

O que fazer em caso de hemorragia?

• Rasgue a roupa para tornar a lesão visível

• Se a hemorragia for num braço ou numa perna, deite a vítima e levante ligeiramente o membro ferido, para diminuir a pressão sanguínea neste local e evitar que o sangue continue a escorrer

• Aperte com firmeza a lesão com a palma da mão, durante alguns minutos.

• Aplique um pano limpo sobre a lesão, sem deixar de fazer pressão, e envolva-a com uma ligadura bem apertada. Deve sempre ter o cuidado de verificar que existe pulsação em volta da ferida.

• Se a lesão for demasiado grande ou associada a uma fractura exposta (osso que furou a pele), ou se existe um corpo estranho, não aplique nem compressas nem penso. Deve, nesse caso, tentar parar a hemorragia comprimindo um ponto acima da ferida. Com o polegar ou o punho, deve comprimir contra o osso a artéria que alimenta a hemorragia, o mais perto possível da lesão. Por trás da clavícula se a lesão for no ombro, ao nível das virilhas se a lesão for na perna e em cima do cotovelo se a lesão for no braço.

• Se for obrigado a largar o ponto de compressão para pedir ajuda, aplique um garrote acima da lesão, utilizando um tecido largo (gravata, lenço), e tome nota da hora em que o fez.

• Se suspeita de uma hemorragia interna, deite a vítima e previna as entidades necessárias.

O que não se deve fazer em casos de hemorragia
Retirar ou desapertar um garrote enquanto não tiver em presença de assistência médica num hospital.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.