-->O Que Fazer para Aliviar o Sofrimento do Bebê por Causa dos Dentes - Educar Saúde

O Que Fazer para Aliviar o Sofrimento do Bebê por Causa dos Dentes

Publicado em 24/07/2014. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

O nascimento dos dentes dos bebês é um período que pode ser doloroso para as crianças e que causa preocupação nos pais, que muitas vezes não sabem o que fazer para aliviar a dor do seu filho.

nascimento dos dentes dos bebês

Contudo, existem algumas medidas práticas que podem ajudar a aliviar o sofrimento do bebé por causa dos dentes, como:

  • Fazer massagens leves nas gengivas, utilizando apenas a pontas dos dedos;
  • Usar pomadas específicas para fazer as massagens nas gengivas do bebê. Pomadas anestésicas como a Camomilina ajudam a diminuir a dor local;
  • Oferecer ao bebé um “mordedor”, um utensílio próprio para aliviar a dor associada ao crescimento dos dentes;
  • Dar ao bebé palitos de cenoura frios (descascados e devidamente lavados).

Quando os dentes estão a crescer, muitos bebés têm a tendência de se babarem, o que dá origem à irritação da pele o rosto. É conveniente que os pais tratem essa irritação através da aplicação de um creme próprio, ou mesmo utilizando o creme que é usado para tratar das assaduras do bebé.

Os cremes para as assaduras geralmente apresentam na sua composição Zinco e Vitamina A, substâncias que são conhecidas pela sua capacidade de regenerar e proteger a pele.

Durante a fase de crescimento de dentes, os pais devem ganhar o hábito de proceder à limpeza regular da boca das crianças. Com cuidado e utilizando uma compressa ou uma gaze humedecida, os pais devem limpar a língua, as gengivas e as bochechas do bebé.

Esta limpeza deve ser realizada de forma frequente e se possível deve ser sempre feita antes de o bebé ir dormir.

Assim que os dentes começarem a surgir devem ser limpos, de forma cautelosa, utilizando sempre uma escova de dentes e uma pasta de dentes próprias para bebés.

A utilização de pasta de dentes com flúor só pode ser feita depois de bebé atingir um ano de idade.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook