Para que a amamentação seja um processo feito de forma adequada é importante que saibamos o que não comer na amamentação, como forma de garantir que o nosso bebê terá apenas acesso aos nutrientes que lhe são necessários e fundamentais e não a substâncias que lhe possam ser prejudiciais.
A ideia é evitar de todo que o bebê possa ser prejudicado ao nível nutricional, ao mesmo tempo que se evita o surgimento de problemas como cólicas com uma frequência elevada e eventualmente até de alergias.
Nomeadamente, a mãe deverá evitar introduzir alguns alimentos na sua alimentação durante o período de amamentação. Nomeadamente, alimentos como:
- Bebidas com álcool;
- Medicamentos, embora nestes casos deva sempre ser consultado um médico para auferir os perigos da toma de medicamentos durante a amamentação;
- Chocolate;
- Café;
- Bebidas em geral que contenham alguma quantidade de cafeína.
Para além dos alimentos aqui referidos, existem ainda outros hábitos alimentares e não alimentares que deverão ser tidos em conta para a saúde do nosso bebê.
A nicotina presente no tabaco, por exemplo, faz bastante mal ao bebê, e por isso a mãe deverá de todo tentar deixar de fumar durante amamentação caso seja fumadora.
Publicidade
A cafeína, conforme já referido, é algo que provocará agitação no bebê, o que faz com que esta substância deva ser também evitada.
Bebidas alcoólicas poderão causar problemas ao nível renal no bebê, dado que são secretadas no leite materno durante a amamentação.
Saiba mais sobre: Alimentação do Bebê