O que saber antes de decidir fazer uma Abdominoplastia

Atualizado e Revisado por Equipe Editorial a 07/08/2019

Antes de decidir fazer uma abdominoplastia é importante primeiro conhecer alguns aspetos relevantes.

cirurgia plastica na barriga

A abdominoplastia é um procedimento que remove o excesso de pele do estômago através de cirurgia. O procedimento é diferente de uma Lipoaspiração que remove apenas a gordura localizada no estômago.

Literalmente o médico “tece” os músculos do estômago de forma a conseguir um abdomen mais apertado removendo o excesso de retalhos cutâneos existentes na área especifica. Basicamente o procedimento é este, de seguida o cirurgião vai costurar o umbigo novamente após a remoção dos excessos de pele.

Quanto custa uma abdominoplastia

fotos da abdominoplastia

O valor deste tipo de cirurgia plástica depende de vários fatores. Os principais são a extensão da cirurgia que deseja realizar, o tempo de internação, os honorários do médico, as taxas de anestesista, e os custos pós-operatórios.

Estes valores também dependem em grande parte da localização da clínica e da experiência do cirurgião, entre outras coisas.

Sendo uma cirurgia estética raramente é coberta pelo seguro de saúde. Apenas alguns pacientes anteriormente obesos que tiveram uma grande perda de peso após uma dieta, cirurgia bariátrica ou após o uso do balão gástrico são candidatos a essa cobertura ou comparticipação do estado.

Em Portugal

fotos da abdominoplastia 12

Em Portugal o preço de uma abdominoplastia custa entre 3000 a 4000 euros, podendo por vezes atingir os 5000 euros, dependendo da técnica cirúrgica empregada.

No Brasil

Em média, no Brasil, o procedimento custa entre 6000 a 7000 reais.

Nos Estados Unidos, incluindo todas as taxas, anestesista, utilização das instalações, honorários do cirurgião, com base em informações disponibilizadas pela Sociedade Americana de cirurgia plástica o procedimento ronda os 5500 dólares.

Turismo médico

abdominoplastia antes e depois 5

Os Preços competitivos da Ásia

Em Phuket e Banguecoque, na Tailândia, cidade de Makati e Quezon City, nas Filipinas e Singapura, são os cinco melhores locais para a realização de uma abdominoplastia no Sudeste Asiático.

O preço médio de uma abdominoplastia na Tailândia e no resto do Sudeste Asiático tem um custo de cerca de US $ 3600, e na Índia, cerca de US $ 2700.

Na Tailândia

abdominoplastia antes e depois 4

1- Os Cirurgiões plásticos tailandêses têm uma reputação bastante positiva. A maioria das clínicas locais oferecem a oportunidade de conversar diretamente com o cirurgião por e-mail ou telefone.

2- As despesas totais na Tailândia, já incluindo a fase de recuperação, massagem linfática e outros serviços, são significativamente menores do que em outros paises da Europa.

3- As diretrizes médicas na Tailândia proíbem que o cirurgião use as fotografias do paciente “antes” e “depois” da cirurgia para fins comerciais. Portanto, a privacidade também será garantida.

Falando em diretrizes médicas. Entenda que o cirurgião plástico está totalmente proibido em divulgar preços dos procedimentos, em qualquer meio ou formato, sem antes consultar e avaliar as necessidades reais do paciente.

Portanto, os valores divulgados nesta matéria são apenas um complemento ao texto, sobre a média de preços praticados em várias regiões do mundo, e não devem ser encarados como uma realidade absoluta.

Como escolher o cirurgião plástico?

abdominoplastia antes e depois 2

O cirurgião é o mais importante a considerar quando pensamos em fazer um procedimento, seja ele estético, como a abdominoplastia, rinoplastia, mamoplastia de aumento, lipoaspiração, ou não.

No caso de uma abdominoplastia, determinada a remover a pele em excesso presente na barriga, ela é de longe a melhor solução para eliminar o problema de flacidez, e a gordura acumulada na região abdominal (quando complementsda com uma lipoaspiração).

Existem dois tipos de abdominoplastia: A parcial e a completa.

A Abdominoplastia parcial também conhecida como mini abdominoplastia ocorre em apenas uma hora a 1:30H, já a completa tem a duração de cerca de 5 a 7 horas e inclui uma incisão feita em redor da região do umbigo.

Por vezes, como referido anteriormente, pode ser combinada com a lipoaspiração de forma a remover-se grande parte da gordura localizada no abdômen.

Seja na Tailândia, Portugal, Brasil como em outros países, o mais importante é a primeira consulta. O cirurgião é a melhor pessoa com quem o paciente pode é deve discutir para entender todas as características e necessidades do procedimento. Esta primeira consulta também dá ao paciente a oportunidade de poder avaliar os critérios básicos, a experiência e as qualificações do cirurgião.

Qual o melhor cirurgião para mim?

abdominoplastia antes e depois 3

O cirurgião plástico ideal é aquele que já tem pelo menos 5 anos de experiência em cirurgia plástica.

Para além dos aspectos técnicos da cirurgia, existem alguns aspectos importantes a ter em conta. Em primeiro lugar, é a preparação emocional. O paciente deve estar bem ciente sobre a razoabilidade da cirurgia.

A abdominoplastia é uma cirurgia delicada, realizada em cerca de 5 a 7 horas sob anestesia geral. Normalmente deixa apenas uma cicatriz visível na pele da região abdominal, mas por vezes ocorrem alguns efeitos secundários graves.

A recuperação total demora cerca de 9 meses. O indivíduo deve perguntar a si mesmo se tem a força necessária para suportar todo processo de recuperação antes de entrar numa possível depressão, como acontece em muitos casos.

Desabafar com o cirurgião plástico sobre as suas vontades e medos emocionais pode ser uma boa ideia. A resposta do profissional irá ajudar bastante a ter uma visão melhor sobre todos estes fatores.

Veja algumas fotos da abdominoplastia antes e depois.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.

O que saber antes de decidir fa…