O Que sente o homem?

Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

O Que sente o homem?

Quando tudo entre o casal corre bem, perante uma interrupção espontânea da gravidez, o pai sente mais dor pela tristeza da sua mulher do que pela sensação de perda. «O que me preocupava era ver a preocupação dela. Ou talvez a sua depressão me impressionasse tanto que não conseguia pensar em outra coisa», explica o marido de Maria Helena, recordando o aborto que sofreu a sua mulher.

Se, pelo contrário a relação do casal não está num dos seus melhores momentos, pode acontecer que o homem viva este percalço como uma perda que a sua companheira lhe causou a ele. Ele procurará então lançar culpas e responsabilidades em virtude do comportamento da sua mulher e nos problemas de hereditariedade da sua família.

Fomos ao hospital porque Sara, que estava com três meses, tinha perdido sangue. Uma ecografia confirmou que o feto não tinha vida e foi submetida a uma curetagem. Para mim, foi como um balde de água fria, conta Fernando. Esteve cinquenta dias internada e, quando voltou para casa, passou uma semana com uma tristeza enorme. E, como me havia eu de sentir? Pois, como a via tão abalada, tentava fazer-me de forte e dizia que havia mais oportunidades». E aconteceu assim. Mais tarde Sara estava de novo grávida. Não cantámos vitória nem tivemos ilusões até aos 4 meses- altura em que uma segunda ecografia nos mostrou que tudo corria dentro da normalidade.

Fernando e Sara, que são ambos empregados bancários, hoje são pais de uma menina.