-->O Sono do Bebê Recém-Nascido - Educar Saúde

O Sono do Bebê Recém-Nascido

Publicado em 08/08/2014. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

Quando o bebê nasce é normal que os país tenham muitas dúvidas e, por mais ajudas que possam ter de amigos, familiares ou de “manuais de bebês, as questões e as incertezas continuam a subsistir.

Uma das grandes questões que se coloca, desde o momento do nascimento do bebê, é saber quantas horas ele deve dormir por dia.

A verdade é que há alguns bebés que dormem mais do que outros, mas por norma podemos dizer que os bebés dormem 16 a 17 horas por dia, no seu primeiro trimestre de vida.

Depois do bebé completar 3 meses começa-se a regular as horas de sono pelo dia e pela noite, tentando que o bebé durma mais algumas horas durante a noite e menos algumas de dia.

Nesta fase do crescimento dos bebês, a tendência é de dormirem menos 5 horas seguidas durante a noite.

Abaixo você tem um índice com todos os pontos que discutiremos neste Guia

Quando o bebê tem um sono agitado

Por vezes, os bebês estão agitados e não querem dormir ou estão constantemente a acordar.

Isso é um sinal evidente de que algo está errado e como tal, deve consultar o pediatra do bebê para tentar perceber o que se passa.

Na maioria dos casos os bebês estão com cólicas ou refluxo gastroesofágico.

https://www.educarsaude.com/remedio-caseiro-para-refluxo-gastroesofagico/

Em ambas as situações, deve-se colocar o bebê para arrotar a seguir a todas as mamadas.

Quando o problema é derivado de cólicas também se pode fazer um exercício em que se dobra as pernas do bebê contra o seu estômago durante alguns segundos. Isto vai ajudar a eliminar o excesso de ar acumulado durante a alimentação.

Sempre que o bebê sofre de refluxo gasotroesofágico, uma das opções para ajudar o bebê sentir-se melhor é deitá-lo de lado, com a cabeceira do berço elevada. Pode-se usar uma cunha com cerca de 10 cm para fazer essa elevação.

Em ambos os casos também existem alguns produtos que podem ser dados ao bebê para ajudar, mas isso é algo que deve ser sempre indicado e avaliado pelo pediatra.

Quando acordar o bebê

A maioria dos pediatras defende que os bebés não devem estar mais de 3 horas sem comer, nem estar muito tempo com a fralda suja.

Assim, sempre que o bebê dormir muito e não acordar quando tem fome ou tem a fralda suja, deve ser acordado, para que possa ser convenientemente alimentado e para que a fralda possa ser trocada.

Por norma, os bebês acordam em intervalos de 2 a 3 horas porque sentem fome.

Como ajudar o bebê a regular seus sonos

Depois de completar os três meses, os bebês passam a regular-se pela luminosidade, ou seja, dormem mais de noite e menos de dia. Contudo, por vezes ficam com os sonos trocados e há alguns truques que podem ser usados para ajudar o bebê a regular o seu sono.

Sempre que o bebé acordar durante a noite deve-se:

  • Manter um ambiente calmo e evitar muitos ruídos e luz, opte por acender uma luz de presença em vez do candeeiro
  • Não brincar com o bebê

Durante o dia deve evitar-se que o bebê durma demais, para tal deve-se:

  • Brincar bastante com o bebê
  • Manter a luminosidade forte em casa, se for possível luz natural é o ideal
  • Não deixar que o bebê durma quando está mamando
  • Não evitar ruídos que possam incomodar o bebê, como a campainha, telefone, máquinas de lavar

 

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook