O Sono do Bebê Recém-Nascido

Publicado em 08/08/2014. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

Quando o bebê nasce é normal que os país tenham muitas dúvidas e, por mais ajudas que possam ter de amigos, familiares ou de “manuais de bebês, as questões e as incertezas continuam a subsistir.

Publicidade

Uma das grandes questões que se coloca, desde o momento do nascimento do bebê, é saber quantas horas ele deve dormir por dia.

A verdade é que há alguns bebés que dormem mais do que outros, mas por norma podemos dizer que os bebés dormem 16 a 17 horas por dia, no seu primeiro trimestre de vida.

Depois do bebé completar 3 meses começa-se a regular as horas de sono pelo dia e pela noite, tentando que o bebé durma mais algumas horas durante a noite e menos algumas de dia.

Nesta fase do crescimento dos bebês, a tendência é de dormirem menos 5 horas seguidas durante a noite.

Abaixo você tem um índice com todos os pontos que discutiremos neste artigo:

Quando o bebê tem um sono agitado

Por vezes, os bebês estão agitados e não querem dormir ou estão constantemente a acordar.

Isso é um sinal evidente de que algo está errado e como tal, deve consultar o pediatra do bebê para tentar perceber o que se passa.

Na maioria dos casos os bebês estão com cólicas ou refluxo gastroesofágico.

https://www.educarsaude.com/remedio-caseiro-para-refluxo-gastroesofagico/

Em ambas as situações, deve-se colocar o bebê para arrotar a seguir a todas as mamadas.

Publicidade

Quando o problema é derivado de cólicas também se pode fazer um exercício em que se dobra as pernas do bebê contra o seu estômago durante alguns segundos. Isto vai ajudar a eliminar o excesso de ar acumulado durante a alimentação.

Sempre que o bebê sofre de refluxo gasotroesofágico, uma das opções para ajudar o bebê sentir-se melhor é deitá-lo de lado, com a cabeceira do berço elevada. Pode-se usar uma cunha com cerca de 10 cm para fazer essa elevação.

Publicidade

Em ambos os casos também existem alguns produtos que podem ser dados ao bebê para ajudar, mas isso é algo que deve ser sempre indicado e avaliado pelo pediatra.

Quando acordar o bebê

A maioria dos pediatras defende que os bebés não devem estar mais de 3 horas sem comer, nem estar muito tempo com a fralda suja.

Assim, sempre que o bebê dormir muito e não acordar quando tem fome ou tem a fralda suja, deve ser acordado, para que possa ser convenientemente alimentado e para que a fralda possa ser trocada.

Por norma, os bebês acordam em intervalos de 2 a 3 horas porque sentem fome.

Como ajudar o bebê a regular seus sonos

Depois de completar os três meses, os bebês passam a regular-se pela luminosidade, ou seja, dormem mais de noite e menos de dia. Contudo, por vezes ficam com os sonos trocados e há alguns truques que podem ser usados para ajudar o bebê a regular o seu sono.

Sempre que o bebé acordar durante a noite deve-se:

  • Manter um ambiente calmo e evitar muitos ruídos e luz, opte por acender uma luz de presença em vez do candeeiro
  • Não brincar com o bebê

Durante o dia deve evitar-se que o bebê durma demais, para tal deve-se:

  • Brincar bastante com o bebê
  • Manter a luminosidade forte em casa, se for possível luz natural é o ideal
  • Não deixar que o bebê durma quando está mamando
  • Não evitar ruídos que possam incomodar o bebê, como a campainha, telefone, máquinas de lavar

 

Publicidade
Saiba mais sobre:
Publicidade

O Sono do Bebê Recém-Nascido