Obesidade – Emagrecimentos rápidos

Obesidade, o que deve saber!

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a obesidade está a aumentar em todo o planeta, a um ritmo alarmante. Existem vários factores que contribuem para o excesso de peso – a componente hereditária, alguns mecanismos patológicos, erros e alteração dos hábitos alimentares, diminuição de actividade física e gravidez.

Atenta ao corpo e à perfeição da silhueta, a população em geral recorre a dietas, exercício físico intenso, laxantes, diuréticos e a produtos nem sempre credíveis. Emagrecimentos rápidos não fazem bem à saúde e, na maior parte das vezes, conduzem a recaídas com rápido re-engordar, o que é mais prejudicial do que a própria obesidade. Por isso, a utilização de algas, frutos e plantas de origem natural estão a ganhar cada vez mais importância.

Destas, podemos destacar:

Garcinia cambogia: fruto exótico existente nas selvas asiáticas, de onde se consegue extrair mais de 50% de AHC (ácido hidroxicítrico), que inibe temporariamente a enzima ATP – citrato liase. Após a ingestão dos alimentos, os hidratos de carbono são convertidos em glicose – açúcar que o organismo usa como fonte de energia.

As moléculas de glicose, que não são usadas imediatamente como energia, são armazenadas no fígado e nos músculos, em forma de glicogénio. Quando a capacidade de converter glicose em glicogénio fica saturada, a enzima do ATP converte as moléculas de glicose em gordura e colesterol. É neste processo que a existência do AHC é importante, porque inibe a enzima do ATP, promovendo a diminuição do apetite e, consequentemente, a ingestão de alimentos.

Chá Verde Camellia sinensis: oriundo do Oriente, tem vindo a ganhar cada vez mais popularidade no Ocidente, tanto como bebida como na forma de cápsulas. Com um elevado poder vitamínico e antioxidante, previne o envelhecimento precoce da pele, diminui os níveis de colesterol e fortalece o sistema imunitário. O extracto de chá verde deverá ser padronizado em cafeína (contém até 5% de cafeína). É um composto que acelera o metabolismo e produz um efeito termogénico, importante para estimular a libertação de hormonas que promovem a utilização das gorduras.

Guaraná: oriundo da América do Sul, é outra planta termogénica rica em cafeína. Acelera o metabolismo e estimula o sistema nervoso, prevenindo a destruição da massa muscular magra. Além disso, é um estimulante natural que poderá evitar a tendência para cair em estados depressivos.

Laranja amarga Citrius aurantium: tradicionalmente utilizada na China, ajuda a tratar problemas de digestão difícil e a eliminar toxinas.Tem alguns ingredientes importantes, tais como os flavonóides – a vitamina C e a substância activa – e a sinefrina, substâncias que ajudam a controlar o apetite. Estas substâncias potenciam o efeito de termogénese e a taxa metabólica basal, promovendo a utilização de gorduras, sem perda de massa muscular magra.

Vinagre de Maçã: utilizado desde tempos imemoriais, além de estar particularmente indicado para perder peso e eliminar celulite, tem outros benefícios muito importantes para a saúde, tais como a redução do colesterol, promoção da circulação sanguínea, melhoramento do metabolismo, facilitação da digestão dos alimentos e manutenção de uma pele saudável. É particularmente indicado para as mulheres que, nos seus ciclos hormonais, têm tendência a reter líquidos.

Ler também: Balão Gástrico