-->Obstipação Intestinal - o que fazer, Alimentação - Educar Saúde

Obstipação Intestinal – o que fazer, Alimentação

Publicado em 28/02/2011. Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 14 dezembro 2018

Obstipação Intestinal – o que fazer, Alimentação:

Para tratar a obstipação intestinal, antes de optar por fármacos laxantes para resolver a situação, vulgarmente tambem chamada por prisão de ventre, vale a pena experimentar uma mudança dos hábitos diários e ver se a solução aparece apenas com esta transformação.

O Que fazer?

Uma das alterações que geralmente funciona bem é treinar os seus intestinos. Em vez de estar à espera que os intestinos lhe dêem ordem de acção, altere as hierarquias e crie rotinas e horários para que eles funcionem.

Alimentação

A alimentação é outra das armas essenciais para a saúde dos intestinos e do organismo em geral. Pão, arroz, massa, cereais, legumes e fruta são os ingredientes mais recomendados. A somar a estes existe ainda o farelo que se pode juntar à sopa ou ao leite.

No entanto, este deve ser tomado com moderação e regras, como por exemplo começar por doses pequenas e depois ir aumentando, caso contrário podem surgir efeitos indesejados como dores abdominais e gases. O exercício físico também é uma peça importante deste puzzle.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.