Obstipação Intestinal – o que fazer, Alimentação

Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 14 dezembro 2018

Obstipação Intestinal – o que fazer, Alimentação:

Para tratar a obstipação intestinal, antes de optar por fármacos laxantes para resolver a situação, vulgarmente tambem chamada por prisão de ventre, vale a pena experimentar uma mudança dos hábitos diários e ver se a solução aparece apenas com esta transformação.

O Que fazer?

Uma das alterações que geralmente funciona bem é treinar os seus intestinos. Em vez de estar à espera que os intestinos lhe dêem ordem de acção, altere as hierarquias e crie rotinas e horários para que eles funcionem.

Alimentação

A alimentação é outra das armas essenciais para a saúde dos intestinos e do organismo em geral. Pão, arroz, massa, cereais, legumes e fruta são os ingredientes mais recomendados. A somar a estes existe ainda o farelo que se pode juntar à sopa ou ao leite.

No entanto, este deve ser tomado com moderação e regras, como por exemplo começar por doses pequenas e depois ir aumentando, caso contrário podem surgir efeitos indesejados como dores abdominais e gases. O exercício físico também é uma peça importante deste puzzle.