-->Óleo de Borragem - Para que Serve, Indicação, óleo de borago officinalis

Óleo de Borragem

Publicado em 25/03/2010. Revisado por Drª Adriely Silva (Nutricionista - CRN-6 Nº 25902) a 15 novembro 2018

Conheça os verdadeiros benefícios do óleo de Borragem, planta de nome cientifico (Borago officinalis), para que serve o oleo de borragem e qua a sua indicação.

Esta planta recomendada em doenças de pele e inflamações, bronquite e reumatismo, pois é diurética, expectorante e sudorífera e, além disso, um depurativo do sangue. Para curar constipações toma-se em infusão quente (chá).

As folhas de borragem tomam-se fervidas com água e sal; são de fácil digestão, laxantivas, diuréticas e recomendam-se contra desfalecimentos do coração; consumida como verdura fortalece o fígado. Combate os estados de nervosismo; é eficaz para tosse e catarro.

É um bom remédio contra debilidade do coração; é calmante das dores, diurética e sudorífera. Combate o reumatismo e as doenças de fígado e dos rins. As flores em infusão facilitam a sudoração, aliviam os estados febris e depuram o organismo.

ÓLEO DE BORRAGEM

O uso desta planta medicinal é mais conhecido através do oleo de borago officinalis. Este óleo é extraído da semente da planta e é usado em problemas cutâneos, tanto por aplicação tópica como por ingestão.

Como já referi é também indicado o seu uso em chás, mas por as suas folhas possuírem pêlo, é necessário passar o chá por um processo de filtração. As suas flores são também utilizadas.

As flores e as folhas contêm alcalóides pirrolizidínicos, pelo que o seu uso é geralmente desaconselhado durante a gravidez; tais compostos estão também envolvidos em hepatotoxicidade e actividade carcinogénia, desaconselhando-se o seu uso prolongado.

Este óleo torna a pele mais suave, flexível e resistente. Se comprar este oleo em cápsulas ele pode também ser aplicado directamente sobre a pele seca, eczematosa ou com rugas, com bons resultados, e é igualmente eficaz nos casos de estrias.

É aconselhável utiliza-lo em tomas regulares (2 a 3 vezes por ano) para usufruir plenamente de todos os seus benefícios.

Outras indicações:

Trata a Pele seca, serve como Prevenção do envelhecimento cutâneo, e reduz as Estrias.

Esta é uma planta medicinal também conhecida por outros nomes. No Brasil também se conhece por borrage, borracha, borracha-chimarrona e foligem, sem duvida que é uma excelente planta medicinal.

Descubra os poderes medicinais do Chá de Borragem

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Adriely Silva (Nutricionista - CRN-6 Nº 25902)

Nutricionista - CRN-6 Nº 25902

A Drª Adriely da Silva Vicente é Graduada em Nutrição pela Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte no ano de 2018. Com registro no Conselho Regional de Nutricionistas CRN-6 Nº 25902.

Atualmente trabalha com Home Care e atende em clínica particular no Brasil.

Contato para marcação de consultas: (84) 99175-5907

Também pode encontrar a Drª Adriely no Linkedin.