Óleo de Hortelã-Pimenta para o Cabelo: 6 Benefícios E Usos

Revisão Clínica: Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653). Atualizado: 08/09/24

Usar óleo de hortelã-pimenta nos cabelos é uma prática extremamente popular em todo o mundo, no entanto, antes de o aplicar nos cabelos, deve entender os benefícios e os possíveis efeitos colaterais que podem ocorrer.

Continua depois da Publicidade

Óleo De Hortelã Pimenta Para O Cabelo, 6 Benefícios E Usos

O Que É o Óleo De Hortelã-Pimenta?

O óleo de hortelã-pimenta é o óleo essencial concentrado, das folhas, caules e talos da planta de hortelã-pimenta, cientificamente conhecida como Mentha piperita.

Este óleo extremamente potente é destilado a vapor a partir das partes floridas da planta e possui um aroma fresco, picante e herbáceo que o torna uma adição útil em produtos cosméticos e remédios caseiros para inflamação da pele, saúde do cabelo, entre muitos outros.

Os ingredientes ativos presentes no óleo de hortelã-pimenta incluem mentol, mentona, cineol, pulegona, limoneno e outros ácidos orgânicos poderosos e antioxidantes.

Benefícios

Hortelã Pimenta

Há muitos e bons motivos para usar o óleo de hortelã-pimenta no cabelo, uma vez que ele oferece a capacidade de proteger contra infecções, aumentar a circulação, reduzir a dor e estimular o crescimento do cabelo, entre outros.

Antimicrobiano

O couro cabeludo é uma região da pele suscetível a infecções microbianas, algumas das quais podem causar ressecamento, coceira e inflamação. A aplicação do composto uma vez a cada 2 semanas ajuda a manter o couro cabeludo livre de infecções e livre de caspa.

Inseticida e Pesticida

Em algumas partes do mundo, as infestações por insetos e pragas dos cabelos são uma realidade constante, mas este composto maravilhoso tem propriedades inseticidas que os impedem de residir no cabelo ou couro cabeludo.

Analgésico e Anestésico

Se tiver uma lesão ou infecção no couro cabeludo, os efeitos anti-inflamatórios e anestésicos do óleo podem aliviar o desconforto e acelerar a cicatrização do processo.

Efeito vasodilatador

Óleo de hortelã-pimenta é conhecido como uma substância vasodilatadora, a qual pode aumentar o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo e assegurar que as células obtêm os nutrientes necessários para o crescimento do cabelo.

Perda de cabelo

Muitas pessoas usam-no para prevenir ou retardar a perda de cabelo, muitas vezes causada por inflamação ou irritação no couro cabeludo, levando à degradação da saúde dos folículos e eventual queda.

Crescimento capilar

Resultados De Duas Semanas De óleo De Hortelã Pimenta Para O Crescimento Do Cabelo Antes E Depois

Não só pode parar a perda de cabelo, como também pode estimular o crescimento de novos cabelos, graças ao seu teor de antioxidantes.

Como Usar O Óleo De Hortelã-Pimenta Para o Cabelo?

Se optar por usar este composto 100% natural no cabelo, as aplicações mais comuns são as seguintes:

Continua depois da Publicidade
  • Massajar o couro cabeludo com o óleo
  • Adicioná-lo a Shampoos
  • Adicioná-lo a Condicionadores

Devido à potência extrema do óleo, apenas 5 a 6 gotas são o necessário a usar em shampoos ou condicionadores para fornecer nutrientes ao couro cabeludo.

Ao usar o óleo para uma massagem no couro cabeludo, é melhor misturá-lo com outro óleo, de preferência um óleo carreador, como o óleo de jojoba, óleo de amêndoa ou óleo de coco.

Esfregue a mistura completamente no couro cabeludo, certificando-se de chegar até as raízes. Em seguida, puxe o óleo pelos fios de cabelo, tentando cobrir a maior área de superfície possível.

Efeitos Colaterais

Existem alguns possíveis efeitos colaterais a conhecer sempre que usar este óleo essencial. Óleos altamente concentrados como este podem causar inflamação tópica na pele, particularmente em pessoas alérgicas a eles.

Antes de aplicar o produto em todo o couro cabeludo, use uma pequena quantidade num pedaço de pele e verifique se existe vermelhidão, inflamação ou coceira. Ah, e não de esqueça de comprar apenas óleos de classe terapêutica.

Referências

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/
http://www.ijeit.com/
https://www.sciencedirect.com/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/
http://www.longwoodherbal.org/
https://books.google.com/

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 85-99992-2120

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 08/09/24