Óleo De Perilla: Benefícios, como usar e efeitos colaterais

O óleo de perilla é um ingrediente extremamente popular na culinária coreana. Não só devido ao seu sabor e versatilidade únicos na elaboração de pratos, mas também porque oferece alguns benefícios na saúde que quase nenhum outro óleo vegetal pode oferecer.

Continua depois da Publicidade

20 Benefícios Incríveis Do Óleo De Perilla Para A Saúde

É especialmente útil quando aplicado topicamente na pele, mas também pode ser usado como um substituto saudável ao óleo de cozinha normal!

Além de ser usado na cozinha, também é vendido na forma de suplemento, em em cápsulas, pó ou óleo.

Contém vitamina E, e vários compostos fenólicos, sendo também uma boa fonte de ácido alfa-linoleico, um ácido gordo ômega-3 extremamente saudável.

O Que É o Óleo de Perilla?

O óleo de perilla (Perilla frutescens) é um óleo vegetal pouco comum, feito através da prensagem das sementes de perilla, as sementes de uma planta da família das mentas que recebe o mesmo nome.

É  conhecido como hortelã japonesa, manjericão chinês ou shiso.

Na Coreia é conhecida como deulkkae ( 들깨 ). No Nepal e algumas regiões da Índia, é chamada silam ( सिलाम )

Os japoneses chamam a variedade verde de “shiso verde” e a variedade roxa de akajiso ou ” shisho vermelho” ( 赤 紫蘇? )

As sementes da planta são compostas por 35 a 45% de gorduras, muitas das quais benéficas para a saúde em geral.

Na verdade, o óleo de perilla tem uma das maiores concentrações de ômega-3 entre os óleos vegetais.

Além disso, tem um sabor único a noz e bastante aromático, tornando-o um ingrediente muito popular para dar sabor e como aditivo alimentar, além de ser um “óleo de cozinha saudável”.

Em termos de aparência, o óleo é amarelo claro e bastante viscoso, sendo considerado um dos óleos mais saudáveis para ser usado na culinária.

Embora seja principalmente encontrado na culinária coreana, bem como em outras regiões asiáticas, é cada vez mais popular nos Estados Unidos e Ocidente, devido ao seu grande potencial na saúde.

As folhas da planta são usadas com menos frequência, sendo usadas no alivio de alguns problemas estomacais.

Continua depois da Publicidade

As folhas da perilla contêm propriedades medicinais bem diferentes das sementes, o que significa diferentes benefícios terapêuticos.

A planta cresce até cerca de quatro pés de altura e tem folhas serrilhadas que ficam vermelhas durante o outono. 

Tanto as folhas frescas como as sementes são comestíveis, cozidas ou cruas.

Composição Nutricional

Embora o óleo ainda não tenha sido bem pesquisado em termos de benefícios medicinais específicos, parece ter algum potencial, principalmente devido à sua quantidade de ácido rosmarínico e altos níveis de ácidos gordos ômega-3.

O óleo de perilla contém os seguintes compostos:

  • Ácido alfa-linoleico (ALA)
  • Ácido oleico
  • Ácido linoleico
  • Ácido palmítico
  • Ácido esteárico
  • Glicolipídios
  • Fosfolipídeos
  • Polifenóis, principalmente sob a forma de ácido rosmarínico
  • Vitamin E

Valor nutricional por 100 g (3,5 oz)

  • Energia: 884 kcal (3.700 kJ)

Gorduras presentes em 100 gramas

  • Saturadas: 6-10 g
  • Monoinsaturadas: 12-22 g
  • Poliinsaturadas: 65-86 g
  • Ômega-3: 52-64 g
  • Ômega-6: 14 g

Benefícios Do Óleo De Perilla

Os Benefícios Do óleo Das Sementes De Perilla Podem Ser Imitados Pela Linhaça, Se Os ácidos Graxos ômega 3 São O Que Faz O Benefício.

Alguns dos seus possíveis benefícios incluem a sua capacidade de prevenir infecções bacterianas e virais, melhorar a saúde da pele, evitar reações alérgicas, entre outros:

  • Reduz o risco de doenças cardíacas devido ao seu elevado nível de ácidos gordos ômega-3
  • Alivia os sintomas da colite
  • Alivia sintomas da artrite
  • Reduz a irritação do couro cabeludo
  • Alivia os ataques de asma
  • Ajuda no controle de peso
  • Previne o envelhecimento prematuro e reforça a saúde da pele
  • Fortalece o sistema imunológico
  • Reduz as reações alérgicas
  • Protege o organismo contra doenças crônicas devido à sua atividade antioxidante
  • Evita a perda de água no corpo
  • Melhora a saúde do cérebro e reduz o risco de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer e Parkinson

Benefícios para a Pele

O óleo de perilla tem propriedades anti-inflamatórias excelentes, bem como ações antibacterianas, devido aos elevados níveis de ácido alfa-linoléico. Pode ser usado no alivio de muitas queixas inflamatórias da pele, como a acne, eczema e psoríase.

O composto é rico em flavonas que oferecem excelentes benefícios antioxidantes. Os antioxidantes encontrados no óleo de perilla podem ajudar a proteger a pele contra os danos causados ​​pelos radicais livres, podendo até mesmo reverter os danos já causados.

Óleos ricos em antioxidantes como este podem ajudar a retardar alguns sinais de envelhecimento, como rugas, manchas da idade e outras manchas.

Também pode ajudar a manter a resistência da barreira da pele e protegê-la contra a perda de fluidos, evitando o ressecamento da pele..

Este benefício torna-o especialmente útil para pessoas com pele seca que lutam diariamente para manter a pele hidratada.

O óleo também é rico em algumas variedades de polifenóis, especialmente o ácido rosmarínico e alguns triteronóides.

Continua depois da Publicidade

Estes compostos contêm propriedades anti-alérgicas, antioxidantes e antibacterianas, perfeitas para a saúde da pele.

O óleo é facilmente absorvido pela pele e não a deixa com um aspecto oleoso, como muitos óleos.

Os Benefícios do Ácido alfa-linolênico (ALA)

O óleo das semente de perilla é rico em ALA, um tipo de ácido gordo ômega-3. O ácido alfa-linolênico pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol, bem como os níveis de triglicérides, tendo um efeito positivo na saúde do coração e na redução do risco de doença cardíaca.

Algumas pesquisas indicam que o ácido alfa-linolênico também pode aliviar alguns sintomas de depressão e sintomas menstruais.

Como Usar O Óleo De Perilla?

Como Usar O Óleo De Perilla

Assim como a maioria dos óleos vegetais, o óleo de perilla também é usado na culinária, principalmente na elaboração de refeições salgadas.

Usos culinários: Além de ser usado para cozinhar, é também um ingrediente extremamente popular na elaboração de molhos.

Usos industriais: Tintas de impressão, pinturas, solventes industriais e vernizes.

Lâmpadas: No passado foi usado para abastecer lâmpadas a óleo, tendo sido extremamente importante no Japão, para o abastecimento de lâmpadas a óleo até o início do século XVI, antes de ser ultrapassado pelo óleo de colza.

Usos medicinais: O Óleo de Perila em Pó é uma fonte rica fonte em ácidos graxos ômega-3, principalmente ácido alfa-linolênico, que ajuda a fortalecer a saúde do coração.

Os ácidos gordos ômega-3 são também uteis na saúde das articulações, pele, crescimento e desenvolvimento, a melhorar a memória, a concentração, o nível de energia e a resistência. Além de poderem auxiliar na estabilização da pressão arterial, lipídios e colesterol.

Cozinhar com óleo de Perilla

Popular na culinária asiática, especialmente na Coréia, o óleo de perilla é usado para fritar ou saltear legumes, dando ao prato um sabor de noz e terra.

As sementes da planta também são usadas para apimentar e dar sabor à tradicional sopa de miso.

No Japão, é usado para fazer as tradicionais ameixas em conserva ou umeboshi.

Não existe na verdade nenhum limite em como usá-lo na cozinha e as sementes, elas próprias são usadas igualmente como topping para vários pratos e saladas.

Esteja apenas ciente de que o óleo de perilla não dura tanto quanto muitos outros óleos, devendo ser usado durante 12 meses após a abertura da garrafa.

Efeitos Colaterais

Apesar de ser conhecido como um óleo vegetal saudável, ele possui alguma gordura saturada que pode causar alguns efeitos colaterais.

Quando aplicado na pele, algumas pessoas podem experimentar sintomas de dermatite atópica, devendo interromper imediatamente o uso nestes casos.

Nota: Não adicione suplementos novos á sua rotina alimentar sem antes consultar o médico.

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Drª Caroline Vallinhos (Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006)

Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006

A Drª Caroline Vallinhos é graduada em ciências da nutrição pela Universidade de Guarulhos/SP. Possui 7 anos de experiência em Nutrição clínica e estética. Forte atuação em coaching de emagrecimento e qualidade de vida para pessoas em busca de melhoria alimentar e enfermos com necessidade de melhoria de quadro clínico.

Vasta experiência com consultoria para empresas do ramo alimentício, tais como grandes indústrias de alimentos, cozinhas experimentais e mercado de food service.

Com registro no Conselho Regional de Nutricionistas CRN-3 (Brasil) nº 37006

Também pode encontrar a Drª Caroline Vallinhos no Linkedin, Facebook: e Instagram.

Telefone: (11) 97670-1909 Atendimento em Guarulhos - SP (Região Jardim Maia)


A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 09/09/24