13 Benefícios do Óleo de Vitamina E

A vitamina E não é uma única vitamina, mas sim um grupo de vitaminas lipossolúveis com efeitos antioxidantes.

Os antioxidantes combatem os radicais livres, elétrons que se quebram um átomo. Os radicais livres estão associados a uma extensa variedade de condições de saúde, do câncer ao envelhecimento prematuro.

13 Benefícios Do Óleo De Vitamina E

O Que É o Óleo de Vitamina E?

O óleo de vitamina E é um composto derivado da vitamina E que pode ser aplicado diretamente na pele, ou adicionado a loções, cremes anti-envelhecimento e géis. Muitos defensores do óleo de vitamina E argumentam que se trata de um antioxidante extremamente potente. Vamos saber o que diz a ciência.

É um nutriente com uma variedade de efeitos, tanto interna como externamente. Podem-se engolir os suplementos de vitamina E em forma de cápsula, mas o óleo é também vendido em forma de líquido, destinado para uso tópico na pele.

Existe algum debate sobre o quão útil o óleo pode ser na pele, uma vez que a vitamina provém de 8 formas diferentes, e apenas uma delas é usada pelo corpo – o tocoferol.

É importante perceber que, quando compramos o óleo de vitamina E, esse raramente é 100% de vitamina E. Em vez disso, é misturado com outros óleos veiculares (transportadores), como o óleo de cocoazeite de oliva ou o óleo de soja.

A vitamina E pode ser produzida sinteticamente ou extraída de uma fonte de alimentar. Seja qual for a forma, os efeitos do composto no corpo são impressionantes.

Dependendo das condições de saúde presentes, este é um tipo de suplementação por vezes recomendada pelo médico, especialmente à medida que envelhecemos ou quando a saúde da pele começa a deteriorar-se.

Benefícios Do Óleo De Vitamina E

Os principais benefícios do óleo de vitamina E incluem, cuidados com a pele, prevenção de estrias, cicatrizes e espasmos musculares. Ajuda também no tratamento de queimaduras solares e lábios rachados.

Hidrata a pele

O composto é encontrado em muitos produtos hidratantes, e pode ser usado como hidratante para prevenir ou tratar a pele seca e escamada.

Cuidados com a pele

O alfa-tocoferol, a forma utilizável da vitamina E, tem natureza antioxidante, o que significa que pode proteger contra o estresse oxidativo na pele e no rosto. Este benefício pode ajudar a prevenir rugas, manchas da idade, e manchas solares, ao mesmo tempo que melhora a elasticidade da pele.

Reduz a coceira na pele

A vitamina E não pode tratar reações alérgicas, infecções e outros problemas que causam coceira na pele. No entanto, como hidrata a pele, pode oferecer um alívio temporário da coceira causada pela pele seca.

Manter a pele bem hidratada pode ajudar a prevenir a pele seca e prevenir sintomas como coceira. Qualquer tipo de óleo seguro para a pele pode oferecer estes benefícios.

Estrias

A aplicação do óleo em estrias após a gravidez ou depois de uma grande mudança de peso, pode ajudar a reduzir a aparência e suavizar a coloração da pele.

Espasmos musculares

A natureza calmante e curativa do composto permite aliviar espasmos musculares quando aplicado em músculos contraídos ou partes tensas do corpo.

Psoríase

Pelo menos um estudo ligou a administração da vitamina E tópica a uma redução dos sintomas da psoríase, sem efeitos colaterais graves.

Cicatrizes

Reduzir o aparecimento de cicatrizes no corpo, seja de lesões, acne ou queimaduras é um desejo comum de muitos. A vitamina E é capaz de normalizar a cor e a textura da pele, enquanto também estimula a cicatrização e regeneração de células da pele.

Prevenção ou tratamento de linhas finas e rugas

A pele seca tende a parecer mais enrugada que a pele bem hidratada. Os benefícios hidratantes do óleo de vitamina E podem ajudar a pele a parecer mais jovem e menos enrugada.

As alegações de que o composto previne ou trata rugas, não são apoiadas por evidências científicas. A melhor estratégia para prevenir rugas é evitar a luz solar direta e usar um filtro solar de qualidade.

Queimadura de sol

Este óleo é um excelente hidratante e anti-inflamatório. A sua administração em queimaduras solares reduz o calor e desconforto, ao mesmo tempo que fornece hidratação na células da pele em necessidade imediata.

Prevenção do câncer de pele

Um estudo realizado em 2013 descobriu que os ratos que receberam suplementos contendo vitamina E foram menos propensos a desenvolver câncer de pele, mesmo quando expostos a grandes quantidades de luz ultravioleta.

Estes resultados levaram alguns defensores do óleo e suplemento a alegar que o composto pode prevenir o câncer de pele.

No entanto, estudos realizados em humanos não encontraram nenhum benefício na prevenção do câncer de pele associado à vitamina.

Lábios rachados

A aplicação de algumas gotas nos lábios irá protegê-los de mais inflamação ou descamação, e fornecer hidratação para uma cura mais rápida.

Eczema

O composto pode aliviar o ressecamento, a coceira e a descamação associados ao eczema ou à dermatite atópica.

Um estudo descobriu que a toma de suplementos orais de vitamina E pode produzir melhorias significativas nos sintomas do eczema. Embora o óleo não tenha sido bem estudado no tratamento do eczema, pode aumentar a eficácia dos hidratantes tópicos.

Promove a saúde das unhas

Promove A Saúde Das Unhas

Pesquisas sugerem que a suplementação de vitamina E pode prevenir a síndrome da unha amarela (Linfedema primário associado com unhas amarelas e efusão pleural), que causa o descascamento, rachaduras e o amarelamento das unhas.

Os benefícios hidratantes do composto também podem apoiar a saúde das unhas, evitando a formação de cutículas rachadas e pele seca ao redor do leito ungueal.

Como Usar o Óleo de Vitamina E?

Suplemento De óleo De Vitamina E Em Cápsulas

Quando se usam óleos na pele, a moderação é o mais importante. O óleo de vitamina E é um composto considerado extremamente pesado, podendo desencadear reacções negativas na pele quando usado em excesso, resultando em erupções e inflamações.

Algumas pessoas optam por usar o óleo de vitamina E puro, em inflamações e feridas na pele, enquanto outras preferem misturá-lo a um óleo menos potente, como o óleo de amêndoa.

Apenas 5-6 gotas são o ideal para que o composto tenha o efeito pretendido em determinada área.

É geralmente misturado em cremes de cabelo, máscaras, shampoos, condicionadores e hidratantes.

Pode ser aplicado em queimaduras para reduzir o desconforto, ou usado como removedor de maquiagem que não irá irritar a pele.

Efeitos Colaterais

A vitamina E é um nutriente essencial no nosso corpo. No entanto, o óleo concentrado pode resultar em efeitos colaterais tópicos, incluindo os seguintes:

  • Inflamação
  • Erupções cutâneas
  • Reações alérgicas
  • Eczema
  • Rosácea

Estas consequências negativas podem ocorrer devido a uma reação alérgica ao óleo transportador misturado com o óleo de vitamina E, ou uma alergia à própria concentração de vitamina E, resultando em vermelhidão ou agravamento de algumas condições inflamatórias, como eczema ou rosácea.

É importante ler o rótulo e consultar o médico se tiver dúvidas sobre a segurança do produto.

Consulte o médico se notar algum destes efeitos secundários após uso moderado/normal.

Referências

http://onlinelibrary.wiley.com/
https://link.springer.com/
http://onlinelibrary.wiley.com/
http://journals.rcni.com/
http://onlinelibrary.wiley.com/
https://link.springer.com/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/