Provavelmente já ouviu falar do extrato em pó de gengibre e do chá de gengibre, mas saiba que o óleo essencial de gengibre também tem belíssimas propriedades medicinais.
Com uma grande variedade de usos e uma série de benefícios para a saúde, o óleo essencial de gengibre, seja comprado ou fabricado em casa é algo que todos deviam adotar à sua dieta!
O que é o Óleo Essencial de Gengibre?
É o óleo concentrado extraído do gengibre (Zingiber officinale) fresco ou seco.
Através de um método de destilação a vapor ou extração de solvente, é possível pode separar os ingredientes ativos da raiz, que podem ser consumidos e utilizados de várias maneiras.
Enquanto outras formas do gengibre se destacam na culinária, o óleo da planta herbácea destaca-se pelas suas propriedades medicinais.
Graças à sua elevada concentração de gingerol e outros compostos orgânicos com propriedades estimulantes, antioxidantes, laxantes e anti inflamatórias, este óleo essencial é muito utilizado em todo o mundo como remédio natural.
Benefícios do óleo essencial de gengibre
O óleo têm diversos benefícios para a saúde, entre os principais se incluem, a capacidade de prevenir doenças cardíacas, reduzir a inflamação, prevenir doenças crônicas, melhorar a digestão, estimular o sistema imunológico, proteger o sistema respiratório, entre outros.
Previne Doenças Crônicas
Com efeitos antioxidantes bem conhecidos, a essência do Zingiber officinale não só ajudará a prevenir o estresse oxidativo e doenças crônicas, como também fortalecerá o sistema imunológico e evitará infecções em todo o corpo.
Melhora a Saúde Respiratória
Os efeitos calmantes, estimulantes e antibióticos do óleo são ótimos para curar o sistema respiratório, aliviar a dor de garganta e eliminar o excesso de muco e fleuma presente nas vias respiratórias.
Ajuda na Digestão
Famoso por acalmar o estômago e eliminar a náusea, apenas algumas gotas do óleo podem melhorar o processo digestivo e ajudar a se livrar de cólicas ou inchaço.
Reduz a Inflamação
O óleo pode aliviar a dor das articulações e aliviar a rigidez muscular, além de ser eficaz no alívio da dor quando massageado (aplicado topicamente) em articulações doloridas ou músculos doloridos.
Aumenta o Desejo sexual
Curiosamente, o óleo essencial de gengibre tem sido louvado por aumentar o libido em homens e mulheres.
Trata Cólicas Menstruais
As mulheres podem consumir pequenas quantidades deste óleo para aliviar as cólicas, particularmente da menstruação dolorosa.
Como Usar
Existem muitas maneiras de usar o óleo, inclusive na culinária, aplicação tópica, através do consumo oral e na difusão aromática, entre outros.
Aplicação Tópica
Pode misturar o óleo essencial do Zingiber officinale com um óleo carreador como o óleo de amêndoa ou coco, e aplicá-lo diretamente nas articulações e músculos doloridos para aliviar a inflamação.
Este óleo também é bastante utilizado em massagens terapêuticas.
Consumo Oral
Algumas pessoas consomem pequenas quantidades do óleo diretamente para aliviar a inflamação no intestino ou dores de estômago em geral. O óleo também pode ajudar em alguns problemas respiratórios.
Uso Culinário
Muitas pessoas adicionam o óleo de gengibre às suas refeições uma vez que este tem um grande valor nutritivo, além de dar um sabor especial às refeições, graças ao aroma “picante” do óleo infundido.
Difusão
Usar pequenas quantidades deste óleo para aplicações de aromaterapia, ou em um difusor de sala, pode ajudá-lo a aproveitar os benefícios o dia todo, mas certifique-se de diluí-lo com outros óleos menos fortes.
Como Fazer Óleo de Gengibre Caseiro?
Muitas pessoas preferem fazer os seus próprios óleos essenciais, e no caso do óleo de gengibre, é bastante fácil de preparar.
Passo 1 – Lave bem o gengibre fresco, não tire a pele, e deixe secar
por 1-2 horas.
Passo 2 – Coloque azeite de oliva no recipiente que irá ao forno e vá juntando o gengibre à medida que o vai ralando, misturando bem.
Passo 3 – Ligue o forno a 150ºC e deixe ferver lentamente por 2 horas.
Passo 4 – Coe a mistura de azeite com gengibre em um coador de pano para retirar todos os pedacinhos do tubérculo.
Passo 5 -Esprema bem para aproveitar todo o azeite com gengibre.
Passo 6 – Guarde o preparado numa garrafa de vidro bem fechada ou recipiente hermético, e coloque num lugar fresco e seco, para uma duração máxima de até 6 meses.
Efeitos Colaterais
Embora pequenas quantidades deste óleo não seja perigoso, quantidades excessivas podem ser perigosas e levar a distúrbios como aumento da pressão arterial, queda nos níveis de açúcar no sangue, problemas gastrointestinais, inflamação tópica.
Se você é alérgico a esta espécie de rizoma ou a outros membros a família da cúrcuma deve evitar o uso do mesmo.
No entanto, ao consumir quantidades normais, o óleo essencial de gengibre é bastante seguro e um grande aliado da saúde.
Conheça os Usos e Benefícios do Óleo Essencial de Cardamomo
Referências
http://onlinelibrary.wiley.com/
http://www.sciencedirect.com/
http://onlinelibrary.wiley.com/
https://www.hindawi.com/
http://imsear.li.mahidol.ac.th/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/
http://www.sciencedirect.com/
http://www.sciencedirect.com/
Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653
A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).
Formação Acadêmica
- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.
Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube
Marcação de consultas 85-99992-2120
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.