Óleo para barba: 5 Benefícios e Como Usar

Revisão Clínica: Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692). Atualizado: 08/09/24

O uso do óleo para barba populariza-se a cada dia, já que as barbas são uma tendência de moda em grande parte do mundo ocidental.

Continua depois da Publicidade

Contudo, existem alguns cuidados que precisa saber antes de utilizar este produto cosmético.

óleo Para A Barba

O que é e para que serve?

O óleo para barba é um produto desenvolvido para hidratar e nutrir a pele localizada debaixo da barba, bem como a própria barba, melhorando a textura, a saúde e a aparência do pelo facial.

Não existe uma receita específica para este óleo, pois, muitos óleos essenciais e diferentes óleos de base (transportadores) podem ser combinados para criar estes produtos.

Alguns dos ingredientes mais populares destes óleos incluem, o óleo de jojoba, óleo de coco, óleo de semente de cânhamo, óleo de semente de uva e dezenas de outros óleos essenciais e compostos aromáticos.

Existe algum debate sobre a eficácia dos óleos para barba, uma vez que é difícil provar a melhora da saúde do cabelo ou da pele (especialmente quando coberta de pelos).

No entanto, dependendo dos ingredientes e do método de aplicação deste óleo, e pode oferecer efeitos extremamente positivos na pele e nos fios da barba.

Este óleo pode hidratar, aumentar a absorção de nutrientes nos folículos, reduzir a inflamação e prevenir infecções, que dificultam o crescimento e comprometem o bom aspecto da barba.

Em alguns casos, estes óleos podem até estimular os folículos e acelerar o crescimento dos pelos, aumentando o volume da barba.

Como usar?

• O óleo para a barba é um produto bastante fácil de usar e deve ser aplicado uma vez por dia, de preferência após o banho.

• Depois de secar completamente a barba, e uma vez que a água evita a absorção do óleo, coloque de 4 a 5 gotas de óleo para a barba na palma da mão (use menos quantidade para uma barba mais curta e maiores quantidades para uma barba mais longa).

• Esfregue o óleo na palma da mão e entre os dedos, antes de deslizá-los ao longo das laterais da barba, até o final dos fios.

• Usando os dedos, certifique-se de aplicar um pouco deste óleo no bigode também. A barba deve ser ficar toda coberta com o óleo.

• Depois disso, penteie a barba completamente.

Continua depois da Publicidade

• Repita este processo uma vez por dia, se possível, e verá resultados excelentes rapidamente!

Como fazer óleo para a barba em casa?

óleo Para A Barba Caseiro

Alguns homens preferem realizar o seu próprio óleo para barba em casa e, dada a disponibilidade e as diversas possibilidades, não é assim tão difícil.

Se pretende fazer o seu próprio óleo de barba caseiro, experimente a receita abaixo ou ajuste-a com base na sua preferência de aroma, efeitos, etc.

  • Adicione 3 colheres de chá de óleo de jojoba a um frasco pequeno.
  • Adicione 3 colheres de chá de óleo de amêndoas ao frasco.
  • Adicione 1 colher de sopa de óleo de coco.
  • Misture 4 a 5 gotas de óleo de sândalo e óleo de cedro.
  • Feche o frasco e agite vigorosamente para misturar.

Benefícios para a saúde e beleza da sua barba

óleo Para Barba

Os principais benefícios do uso do óleo para barba, incluem a sua capacidade em reduzir a coceira, prevenir a inflamação, melhorar a aparência e o aroma, facilitar o estilo da sua barba, entre outros.

Coceira e pele seca

Sabia que os óleos mais utilizados na produção de óleos para a barba são de natureza anti-inflamatória? É verdade, em particular o óleo de jojoba e o óleo de coco!

Esses agentes aliviam a coceira e a pele seca, devido às suas propriedades hidratantes e a sua capacidade de estimular a circulação na superfície do rosto.

Problemas inflamatórios

Muitas pessoas sofrem de problemas inflamatórios na pele localizada em baixo da barba, como psoríase, eczema e rosácea.

Esse quadro inflamatório pode enfraquecer os fios, causando perda de pelos faciais, e também descascar e ressecar a pele localizada debaixo da barba.

O uso de óleo para a barba ajuda na eliminação deste desconforto, devido às suas propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias.

Aparência e aroma

A barba pode ser seca e pouco atraente se não cuidar dela, porém, com o uso de óleos específicos para a barba, os seus pelos faciais parecerão lisos e elegantes, e terão perfume maravilhoso!

Para os que não lavam a barba completamente ou corretamente, ou deixam nela partículas de comida, os óleos para a barba ajudam a evitar os maus odores inconvenientes.

Estilo

Para além disso estes óleos também tornam a barba mais manejável, especialmente se pretender modelá-la de uma forma mais precisa ou elegante.

Acne

São muitos os jovens “barbudos” que sofrem de acne, uma vez que desta forma é bastante fácil bloquear as glândulas sebáceas localizadas no rosto. O uso regular de óleos para a barba pode evitar este evento tão frequente.

Continua depois da Publicidade

Efeitos colaterais

Barba Grande Com Estilo

Existem poucos efeitos colaterais associados ao uso do óleo para a barba, contudo, podem ocorrer reações alérgicas ou reações negativas em algumas pessoas com a pele mais sensível.

Antes de usar um óleo específico para a barba, certifique-se de não ser alérgico a nenhum dos ingredientes ativos presentes no produto.

Assegure-se de aplicar uma gota a uma pequena área da pele (no braço por exemplo) e aguarde de 6 a 12 horas para notar qualquer reação negativa (ou seja, inflamação ou coceira).

Ainda que não apresente uma alergia específica a nenhum dos compostos do óleo usado, os compostos voláteis presentes podem irritar a pele quando usados em grandes quantidades.

Tal como mencionado acima, são necessárias apenas 4 a 5 gotas a cada aplicação; o uso excessivo pode causar alguns efeitos colaterais indesejados.

Referências

https://books.google.co.in/
http://online.liebertpub.com/
https://jamanetwork.com/
http://onlinelibrary.wiley.com/
https://books.google.co.in/
http://online.liebertpub.com/
https://books.google.co.in/

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 08/09/24