Óleos Essenciais para a Saúde Cardíaca: O Que Diz a Ciência!

De acordo com alguns estudos, os óleos essenciais podem prevenir algumas doenças cardíacas, demonstrando um efeito benéfico na frequência cardíaca, pressão arterial e no nível de estresse.

Usados na medicina alternativa durante séculos, os óleos essenciais são compostos perfumados derivados principalmente da destilação de flores, folhas, madeira e sementes de plantas.

A maioria das pesquisas mostra não existir qualquer evidência de que a aromaterapia tenha algum efeito terapêutico positivo em pessoas com doenças cardíacas (1), no entanto, alguns estudos mostram de que ela pode ajudar na redução da ansiedade e do estresse, 2 fatores de risco importantes para o aumento da pressão arterial. (2)

Óleos Essenciais Para A Saúde Do Coração

Um estudo publicado em 2012 descobriu que a aromaterapia, através do uso de óleos essenciais, pode reduzir a pressão arterial através do relaxamento. (3) No entanto, é importante entendermos que apenas breves sessões de aromaterapia trazem benefícios, já que a exposição ao aroma com duração superior a uma hora, tem o efeito oposto.

As melhores opções de óleos essenciais para reduzir o risco de doenças cardíacas são:

Manjericão

Na culinária ele é principalmente encontrado no pesto (molho italiano), em sopas e pizzas. A planta contém uma dose sólida de vitamina K e magnésio. Além disso, o extrato das folhas de manjericão mostra algum potencial na redução dos níveis de colesterol ruim, também conhecido como LDL (lipoproteína de baixa densidade).

O LDL desempenha um papel importante nos casos de aterosclerose, depositando moléculas de gordura ao longo das paredes das artérias. (4)

Saiba mais sobre o composto AQUI.

Cassia auriculata

Planta Cassia Auriculata

Manter os níveis de açúcar no sangue equilibrados não só ajuda a prevenir a diabetes, como também algumas doenças cardíacas. Isso porque a glicose elevada pode aumentar a quantidade de placa que se forma nas artérias. As pesquisas mostram que o extrato da flor de cassia (Cassia auriculata) reduz os níveis de glicose no sangue, enquanto aumenta a insulina plasmática. (5)

Salvia Esclareia

Oleo Essencial De Salvia Esclareia

Algumas pesquisas realizadas na Coreia mostram que os vapores proporcionados pelo óleo das flores branco-rosa do arbusto são efetivos na diminuição da pressão arterial sistólica (o maior valor verificado na leitura da pressão arterial). (6)

Conheça 30 Sinais e Sintomas de Pressão Arterial Elevada a Estar Atento!

Cipreste

Oleo Essencial De Cipreste

O estresse e a ansiedade têm um efeito direto na pressão arterial e na saúde geral do coração. Quando usado em massagens o óleo essencial de cipreste oferece tranquilidade, alívio da fadiga e relaxamento a curto prazo. (7)

Leia mais sobre o composto AQUI.

Eucalipto

óleo Essencial De Eucalipto

Geralmente associado a produtos para o alívio do resfriado e gripe, como a tosse, o eucalipto também faz bem ao coração. De acordo com um estudo realizado, a inalação de ar infundido com o óleo de eucalipto pode ajudar a reduzir significativamente a pressão arterial. (8)

Gengibre

Óleo Essencial De Gengibre Young Living

Alimento básico da culinária asiática, o gengibre, não só possui propriedades antioxidantes e ajuda nas náuseas, como adicionar extrato de gengibre à água também mostra ser promissor na inibição do LDL. (9)

Sempre viva, Immortelle (Helichrysum italicum)

Apesar de não ser uma planta tão conhecida como as anteriores, a Immortelle mostra oferecer alguns efeitos cardiovasculares benéficos, provando ser outra opção para controlar a pressão arterial elevada.

De acordo com um estudo realizado pela Escola de Ciências Médicas da Universidade de Durban, a ação hipotensora do helichrysum italicum melhora a condição dos vasos sanguíneos, diminuindo a inflamação, aumentando a função dos músculos lisos e reduzindo a pressão alta. (10)

Óleo de Limão

óleo Essencial De Limão

A hipercolesterolemia desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da aterosclerose, uma das principais causas de morte. Os principais compostos bioativos presentes no óleo essencial de limão são, o limoneno, o β-pineno e o γ-terpineno. 2 destes compostos (limoneno e γ-terpineno) mostraram ter efeitos hipolipemiantes e um estudo concluiu que o óleo de limão tem efeitos benéficos sobre a hipercolesterolemia devido aos seus efeitos antioxidantes e redutores de colesterol. (11)

Lavanda

Esta flor azul-violeta encontra lugar em muitos perfumes, sabões, sendo até reconhecida por repelir mosquitos. A pesquisa sobre o aroma do óleo de lavanda descobriu que o composto produz um sentimento geral de calma e relaxamento naqueles que o inalam. Os resultados de um estudo revelaram que o óleo de lavanda ajuda a reduzir significativamente a pressão arterial, frequência cardíaca e a temperatura da pele, indicando uma diminuição da excitação autonômica. (12)

Saiba mais sobre o composto AQUI.

Manjerona

Oleo De Manjerona

Quando inalado, o óleo de manjerona (parente próximo do orégano) reduz a pressão arterial. Ele relaxa os vasos sanguíneos excitando o sistema nervoso parassimpático, o que melhora o fluxo sanguíneo. (13)

Ylang ylang

Em 2013, depois de estudado o efeito do aroma do ylang ylang em homens saudáveis, verificou-se que a fragrância tem uma resposta sedativa, ajudando a reduzir a frequência cardíaca e a pressão arterial.

Ver referências +