Orégãos

Atualizado e Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 08/08/2019

A planta orégão tambem conhecida no Brasil como orégano é uma planta da família botânica das Lamiaceae e em latim chama-se Origanum vulgare L.

O orégão é tambem conhecido por outros nomes: orégão vulgar, manjerona brava e manjerona selvagem. O seu habitat é difundido por toda a Europa, em terrenos de altitude média, soalheiros, secos e pedregosos. Naturalizado no continente americano.

Descrição: O orégão é uma planta vivaz, cujos caules erectos atingem até 60 cm de altura. As folhas são pequenas, de cor rosa púrpura.

Referências Históricas: O orégão é muito semelhante à manjerona, embora, ao contrário desta, costume encontrar-se em estado silvestre. É oriundo do Médio Oriente, e foi introduzido na Europa no século XVI.

Propriedades medicinais,  Indicações terapêuticas e beneficios do orégão: Toda a planta é rica num óleo essencial que contém timol e carvacrol, de acção sedativa, antiespasmódica e carminativa. Contém, além disso, flavonóides e ácido ursólico, aos quais se atribuem as suas propriedades anti-reumáticas. O seu uso medicinal é indicado nos seguintes casos:

Transtornos digestivos: Dispepsia (má digestão) de origem nervosa, flatulência, espasmos ou cólicas dos órgãos digestivos. Pela sua acção carminativa (combate os gases intestinais), é um bom condimento para legumes, sopas e pizzas.
Afecções respiratórias acompanhadas de tosse seca ou irritativa, como a laringite (irritação da garganta) ou a tosse convulsa. O orégão tem também acção expectorante, béquica e antitússica, tanto em uso interno como externo.
Dores musculares, torcicolos e lumbago, aplicado externamente tanto em cataplasmas como em fricções sobre a pele.

Partes utilizadas: As sumidades floridas.

Orégãos já secos

Uso interno
1- Condimento: As suas folhas secas espalham-se em pó sobre diversas preparações culinárias.
2 – Infusão com 15-20 g por litro de água, da qual se ingere uma chávena depois de cada refeição.
3 – Essência: Três tomas diárias, de 46 gotas cada uma.

Uso externo
4 – Inalações de vapor, nas afecções respiratórias, adicionando um punhado da planta à água.
5 – Cataplasmas: A planta esmagada aquece-se numa caçarola e aplica-se envolvida num pano sobre a zona dorida ou inflamada.
6 – Fricções: Podem-se fazer com várias gotas de essência aplicadas directamente sobre a zona afectada. Para as fricções, a essência também pode dissolver-se em álcool.

Classificação científica
Reino:Plantae
Divisão:Magnoliophyta
Classe:Magnoliopsida
Ordem:Lamiales
Família:Lamiaceae
Género:Origanum
Espécie:O. vulgare
Nome binomial
Origanum vulgare L

(Obs: A fitologia é a ciência que trata do estudo das plantas.)

Conheça o Óleo de Orégano: Antibiótico Natural com Benefícios Superiores aos Antibióticos de Prescrição

VOLTAR PARA »
A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.