-->Ortodontia - Educar Saúde

Ortodontia

Publicado em 07/10/2010. Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 12 dezembro 2018

A Ortodontia é uma especialidade da Medicina Dentária que tem como objectivo a correcção das patologias orais associadas a um incorrecto posicionamento dentário, o qual produz a denominada má oclusão .

A ortodontia diagnostica a má oclusão através da observação clínica e exames complementares, fotografias, modelos de estudo, radiografias, etc. A Ortodontia vai actuar prevenindo, ou corrigindo, as más posições dentárias, através da utilização de aparelhos intra e extra orais, fixos ou removíveis.

QUE TIPO DE PATOLOGIAS PODEMOS ENCONTRAR?

MORDIDAS CRUZADAS

Os dentes da arcada superior articulam com os inferiores posicionando-se por fora destes. Nesta patologia os dentes da arcada superior articulam-se por dentro dos inferiores, podendo envolver um ou mais dentes (hemiarcada), e ser uni ou bilateral.

MORDIDAS ABERTAS

Situação clínica muito frequente em crianças jovens, e que está geralmente associada à interposição de objectos na boca, por exemplo chucha, dedo, etc. Nesta patologia o que encontramos é a não existência de contacto entre os dentes anteriores superiores e inferiores.

APINHAMENTOS

Os apinhamentos dos dentes na arcada dentária podem ser produzidos por vários factores: constitucionais, psicológicos, alimentares, etc. Os dentes estão posicionados uns sobre os outros, devido a uma discrepância entre as amplitudes ósseas e dentárias.

PROGNATISMO

Nesta patologia existe uma inversão na articulação da arcada superior em relação à inferior, ou seja, esta está toda avançada em relação à superior. Tal situação pode ter origem óssea, quer da arcada superior quer da inferior, ou ser de origem dentária.

RETROGNATISMO

Esta patologia é uma condição clínica inversa do prognatismo, nomeadamente, a arcada superior está toda posicionada adiante da inferior, ou seja,ela está mais avançada do que o normal.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.