15 Testes de Gravidez Caseiros (e como usá-los passo a passo)

Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 14 dezembro 2018

No decorrer da vida, a mulher depara-se com momentos maravilhosos. Entre esses eventos temos o primeiro namorado, o primeiro beijo, o casamento e, eventualmente, a sua primeira gravidez.

Quando a mulher acredita estar grávida, é necessário confirmar o ocorrido. É possível fazer isso com uma série de métodos, inclusive testes caseiros, uma alternativa ao teste de gravidez de farmácia.

Neste guia você aprenderá tudo o que precisa sobre testes de gravidez caseiros e como eles funcionam.

Perdeu O Seu Período, Querendo Saber Se Está Grávida, Este Dilema Muitas Vezes Faz A Mulher Ansiosa. Sabia Que Existem Muitas Opções De Testes De Gravidez Caseiros, Teste Os

Por que usar um teste de gravidez caseiro?

Muitas mulheres não vêem qualquer sentido em elaborar o seu próprio teste de gravidez caseiro, uma vez que é extremamente fácil, e até mesmo barato, comprar o verdadeiro teste de farmácia.

Contudo, existem alguns benefícios em fazer você mesma o teste, principalmente porque é um método praticamente gratuito, considerando que você tem todos os ingredientes necessários claro!

Ao mesmo tempo, usar estas simpatias caseiras simples, dará á mulher a oportunidade de manter a gravidez em segredo absoluto.

Desta forma não terá de se preocupar se alguém a viu comprando o teste na farmácia ou recibo da compra no futuro.

Benefícios

Tal como qualquer mulher que se depara com a possibilidade de estar grávida, você provavelmente estará ansiosa e vai querer confirmar a realidade da situação o mais rápido possível.

A boa notícia é que existem várias formas de confirmar a presença, ou ausência da gravidez, sendo que, algumas delas são mais confiáveis e/ou convenientes do que outras.

São muitas as mulheres que optam pelas alternativas naturais, uma vez que elas demostram ser tão benéficas e infalíveis quanto os seus equivalentes comprados em farmácias.

Alguns dos benefícios mais evidentes são:

Privacidade total

O teste caseiro permite que a mulher mantenha a sua privacidade nestas situações. Através deste teste, que pode ser feito em casa, a mulher não precisará se preocupar em ser vista comprando a mostragem na farmácia.

Desta forma, não precisa se preocupar com ninguém se metendo na sua vida, podendo, até mesmo, manter a possível gravidez em segredo até que esteja confortável o bastante para falar com alguém, ou optar pela realização de um aborto.

Conheça  57 Plantas e Remédios Caseiros que provocam o Aborto no Início da Gravidez

Evite constrangimentos

Se você não tem intenção alguma em ficar grávida neste momento, mas ainda assim é forçada a comprar o teste, é provável que se sinta um pouco constrangida ao fazer isso. Se esse for o caso, é compreensível que você queira checar sua condição sem ser forçada a encarar outras pessoas.

A única maneira de conseguir isso é fazendo o teste em casa, certo?

O preço mais barato do mercado

Outro grande benefício associado aos testes naturais é o fato de poder economizará dinheiro. Ao escolher uma opção que use apenas ingredientes que você já tem em casa, irá com certeza irá gastar menos.

Funcionam mesmo?

Muitas mulheres são céticas quanto à eficácia e fiabilidade destes métodos. Na realidade, alguns testes comprados na farmácia acabam sendo menos eficazes que o esperado, obtendo até resultados enganosos em muitos casos.

Existem vários de relatos de mulheres que compraram o teste de gravidez na farmácia local, obteram um resultado positivo, mas na verdade não estavam grávidas. O oposto também ocorre muitas vezes.

A única forma definitiva de confirmar sua gravidez é consultando um médico ginecologista.

Depois, existem também inúmeros fatores que podem afetar a eficiência de cada um dos testes administrados.

Além disso, tal como os testes de farmácia, a maioria das receitas caseiras usam o conceito de que as gestantes normalmente produzem determinado tipo de hormônio a mais nesta fase.

Os testes caseiros são capazes de detectar a presença do hormônio conhecido como “gonadotrofina coriônica humana” ou “gonadotrofina coriónica humana (hCG)” no organismo.

Trata-se de um hormônio que começa a ser produzido pelo corpo da mulher quando ela está grávida, e vai aumentando com a evolução da gestação, sendo extremamente útil para comprovar a existência ou não da gravidez.

No entanto, entenda que para eles serem efetivos, a sua utilização deve ser feita no momento certo.

Primeiros Sintomas de Gravidez antes do atraso Menstrual

Primeiros Sintomas De Gravidez

A maioria das mulheres acredita que o primeiro sinal da gravidez é a ausência do ciclo menstrual. Isso é verdade em algumas mulheres, mas não para todas elas. O sistema reprodutivo de cada mulher é único, logo, reage de forma diferente à gravidez.

Os sintomas de gravidez são por vezes semelhantes aos sinais-pré menstruais e incluem:

  • Náuseas, especialmente após acordar (com ou sem vômito);
  • Seios inchados, doloridos ou sensíveis ao toque;
  • Micção frequente;
  • Desejo por comidas e combinações de comidas estranhas;
  • Mudança brusca de humor (choro com facilidade);
  • Sentido olfativo estranho;
  • Inchaço do abdômen;
  • Aumento no apetite.

Os sinais descritos podem durar de 12 a 16 semanas. No entanto, entenda que algumas mulheres passam pelo primeiro trimestre da gravidez de forma assintomática, ou seja, sem exibir quaisquer sintomas.

Na presença de náuseas, uma boa ideia será uma comer bolacha de água e sal, do tipo cracker, pois são conhecidas por ajudar a aliviar o sintoma.

Quando Realizar o Teste Caseiro

A maioria das mulheres não sabe exatamente quando realizar o teste, o que é compreensível. Contudo, recomenda-se que a mulher aguarde pelos primeiros sintomas.

Entenda também que o corpo pode demorar algum tempo até iniciar a produção dos hormônios da gravidez, até que eles acumulem o bastante para serem percebidos no teste.

Então, se o teste acabar dando negativo, mas ainda assim você acreditar que está grávida, é possível refazê-lo novamente num futuro próximo.

Para resultados mais precisos, a mulher deve aguardar até uma semana após a menstruação. Também é melhor fazer o teste logo pela manhã, já que a urina nesta altura terá uma concentração maior do hormônio hCG.

Primeiros Sinais De Gravidez

Pode ser a hora de fazer um teste se você estiver enfrentando algum destes sintomas:

  • Náusea / vômito
  • Seios inchados ou sensíveis
  • Micção freqüente
  • Exaustão / fadiga
  • Desejos de comida ou aversões
  • Inchaço abdominal
  • Cólicas leves
  • Mudanças de humor
  • Tontura ou tontura
  • Mancha ou sangramento leve.

O Que Fazer se tiver um Resultado Positivo?

Nesta fase você experimentará uma mistura de sentimentos. Você ficará tão feliz com a excitação, mas ao mesmo tempo tão nervosa, especialmente se for mãe pela primeira vez.

Abaixo descrevemos as nove coisas que você deve fazer quando descobrir que está grávida:

Anote o primeiro dia do seu último período para ajudar a fazer os cálculos.

Marque a primeira consulta pré-natal com a ginecologista para confirmar realmente a gravidez.

Comece a tomar uma vitamina pré-natal.

Converse com a ginecologista para descobrir quais os medicamentos seguros para uso durante a gravidez.

Elimine ou reduza a ingestão de cafeína para 200 mg por dia (o que equivale a uma xícara de café de 12 onças).

Elimine o álcool, carne crua, peixe e ovos, queijos macios, leite não pasteurizado, carne de frios e peixes ricos em mercúrio, como espadarte, tubarão e carapau da sua dieta.

Envolva-se em exercícios seguros para gestantes, 4-5 dias por semana. Faça uma caminhada de 30 minutos, nade ou inscreva-se em aulas de ioga para gestantes.

Decida quando você anunciará a sua gravidez. Muitas mulheres preferem esperar até depois do primeiro trimestre, quando a chance de aborto cai drasticamente, enquanto outras estão confortáveis ​​em anunciar logo no início.

Se o seu trabalho for um perigo para a gravidez, precisará informar o seu empregador o mais rápido possível.

Eficácia: Teste de Farmácia Vs Teste Caseiro

Existe algum debate sobre a eficiência dos métodos naturais. A verdade é que, dependendo de vários fatores, tanto estes quanto os de farmácia podem ser totalmente ineficazes.

Entenda que, os testes de farmácia são de longe mais eficazes, e capazes de detetar a presença da gravidez mais cedo que os seus equivalentes naturais. Os únicos benefícios associados aos testes de gravidez caseiros é a possibilidade de manter tudo em segredo.

Como Fazer

Tomava anticoncepcional e parou de tomar? Parou de menstruar à algum tempo ou sua menstruação é muito irregular? Teve relação sem proteção? Está ansiosa, certo?

Seja qual for a situação, lembre-se, você não está sozinha, e se tiver interesse em elaborar o seu próprio teste, saiba que existem várias formas de o fazer. Algumas soluções são mais difíceis de executar é certo, mas todas elas acessíveis.

Como funcionam

Os métodos descritos abaixo são capazes de detetar a presença do hormônio gonadotrofina coriônica humana (hCG) na urina. Quando presente, é motivo para você ficar feliz!

Abaixo descrevemos as melhores formas de confirmar a gravidez em casa sem ter que se deslocar a uma farmácia.

Pasta de Dentes

Fazer Um Teste De Gravidez Caseiro Com Pasta D Dentes

Certamente você tem um tubinho destes em sua casa! Ao adicionar um pouco de urina à pasta de dentes é possível confirmar a gravidez. Se o creme dental criar bolhas e ficar com um tom azulado, é sinal que você pode estar mesmo grávida.

O tempo que leva para esta alteração ocorrer depende de várias circunstâncias. Apenas precisa ser paciente e ficar de olho na mistura.

Açúcar

Teste De Gravidez Caseiro Com Açucar

Tal como o creme dental, o açúcar é outro produto que muitas pessoas possuem em casa, e pode ajudar a identificar se você está ou não esperando um bebê!

Você vai precisar de algum tempo para executar este teste na perfeição, para que ele seja eficaz. Recomenda-se o seu uso logo após acordar, pela manhã (a primeira urina do dia), quando a urina está mais concentrada.

Para usar essa opção, você precisa colocar 2 a 3 colheres de sopa de açúcar em uma pequena tigela, adicionando de seguida a urina na mistura. Se o açúcar começar a se dissolver é mau sinal, contudo, se a composição formar bolhinhas, é indicador de gravidez!

Sabonete

Teste De Gravidez Caseiro Com Sabonete

O sabonete é um produto facilmente encontrado em praticamente todos os lares. Você pode utilizá-lo para realizar este teste, e é bem simplificado.

Tudo o que precisa fazer é colocar um pouco de urina no topo do sabonete e observar a reação química cuidadosamente.

O sabonete criou alguma bolha? Se sim, você provavelmente está prestes a encarar a maternidade!

Frasco de coleta de Urina

Pote De Coleta De Urina Para Confirmar A Gravidez Com Um Teste Caseiro

Você sabia que pode realizar o teste usando nada mais que a sua urina, um pote de amostra de urina, e um pouquinho de tempo?

Primeiro você precisa colocar a urina no frasco para colheita de urina. Depois, deixe descansar em uma superfície plana por 24 horas sem mexer o recipiente. Assim que der esse tempo, examine cuidadosamente o pote. Você consegue perceber uma camada branca fina acima da urina?

Se sim, as probabilidades de você estar grávida são muito elevadas. Caso não veja alterações, você pode tentar novamente mais tarde.

Pinho Sol

Teste De Gravidez Caseiro Com Pinho Sol, Saiba Como Fazer Passo A Passo

Esta garrafinha está presente em quase todas as estantes. Se você tem essa sorte, não precisa ir na farmácia. Ao invés disso, apenas pegue o produto de limpeza e use-o para confirmar o que você tanto deseja!

Pegue um copo e coloque um pouco de Pinho Sol nele. Assim que precisar urinar, coloque um pouco de urina no copo juntamente com o produto. Misture os dois e aguarde um instante. Se a cor mudar, você está grávida, caso não, refaça o teste para confirmar o resultado.

Dente-de-leão

Teste De Gravidez Caseiro Com Dente De Leão

O dente-de-leão pode ser encontrado crescendo em muitos jardins. As flores da planta são lindas, e no Brasil é conhecido por diferentes nomes como: taráxaco, papai-careca, amor-de-homem, vovô-careca, amargosa, alface-de-cão ou salada-de-toupeira.

Sabia que esta planta medicinal maravilhosa, para além de oferecer tantos benefícios à nossa saúde, pode também ser utilizada para confirmar a gravidez? Isso! E a parte mais surpreendente é que é extremamente eficaz.

Assim que tiver pegado alguns dentes-de-leão, remova o caule e coloque as folhas da planta em uma folha ou pedaço de plástico. Mantenha as folhas da planta longe da luz solar direta e, assim que precisar urinar, coloque um pouco de urina sobre as folhas.

Certifique-se de deixar as folhas completamente embebidas em urina. Agora é apenas uma questão de tempo!

Depois de mais ou menos dez minutos, verifique como estão os dentes-de-leão. Se você estiver grávida, as folhas irão formar pequenas bolhas vermelhas.

Vinagre e Lata de Atum

Teste De Gravidez Caseiro Com Vinagre

Se acha que está grávida e não tem dinheiro para comprar o teste, o melhor é começar a usar o que tiver no armário. Lá você encontrará vários produtos que ajudarão a determinar se você está ou não desenvolvendo um feto.

Tudo o que precisa é um pouco de vinagre branco e uma lata de atum. Retire a “água” do atum e misture-a com a mesma quantidade de vinagre branco, deixando descansar durante uma noite.

Quando acordar na manhã seguinte, adicione um pouco da primeira urina do dia na mistura. Se o líquido ficar com um tom verde escuro, é um sinal forte de que você pode estar grávida.

Teste de gravidez com Tylenol (Paracetamol) e Água oxigenada (10 vol)

Teste De Gravidez Com Tylenol (Paracetamol) E Água Oxigenada (10 Vol)

Quase todo mundo possui em casa paracetamol e água oxigenada para algum caso de emergência. Se você tiver esses itens em sua estante e precisar confirmar se está grávida, é só pegá-los e realizar o teste. Tudo o que precisa fazer é colocar ¼ de copo de água oxigenada (peróxido de hidrogênio) de 10 volumes em um recipiente plástico, adicionando ao líquido 2 comprimidos de paracetamol.

Após isso, adicione na solução um ¼ de copo de urina.

Se o líquido ficar azulado, este é um ótimo sinal. Caso contrário, o resultado é considerado negativo.

Água sanitária

Teste De Gravidez Caseiro Com água Sanitária Lixivia

Se você está tentando ficar grávida, e não estiver tendo sorte, provavelmente já gastou uma montanha de dinheiro que poderia ter usado para outros fins.

Caso possua lixívia (água sanitária ou barrela), ou a sua versão em pó em casa, pode perfeitamente elaborar este teste que lhe dará um resultado bem confiável.

Primeiramente coloque ¼ a ½ de um copo de água sanitária em um recipiente de plástico. Se estiver usando a opção em pó, a medida deve ser por volta de ¼ de um copo de água com o pó. Assim que tiver a medida feita corretamente, adicione uma amostra da sua urina.

Se começar vendo bolhas, espuma e barulho de efervescência, o teste deu positivo e é bem provável que você esteja grávida.

Diabo Verde (Soda Cáustica)

Teste De Gravidez Caseiro Positivo Com Diabo Verde (Soda Cáustica)

A maioria dos lares possui um produto chamado “Diabo Verde” ou alguma variante que possua Soda Cáustica na sua composição, visando desentupir ralos e canos de esgoto entupidos.

Lembre-se de usar sempre luvas e máscara ao manusear produtos que contenham compostos corrosivos como a soda cáustica, devido à sua composição química.

Para realizar esse método, coloque aproximadamente ¼ de copo de soda cáustica em um recipiente de plástico que poderá ser jogado fora posteriormente. De seguida adicione um pouco de sua urina, mas com cuidado, pois a reação pode acabar espirrando.

Nesse teste em particular, procure por uma coloração azul-esverdeada, que ocorre quase imediatamente. Se a cor da mistura permanecer inalterada, o resultado é negativo, mas se ficar da cor indicada, é bom marcar logo consulta com seu ginecologista.

Mostarda em pó

Teste De Gravidez Caseiro Com Mostarda Em Pó

O pó de mostarda é um produto que talvez você não tenha em casa. No entanto é bem baratinho e pode ser comprado em várias lojas.

O método é um pouco complicado, pois não funciona como as soluções anteriores. Para o realizar é necessário usar o produto como parte de um banho de imersão. Esta abordagem é adoptada principalmente para descobrir se o atraso do período menstrual é sinal de que você está realmente grávida ou é apenas mais um mês irregular como tantos outros.

Encha uma banheira com água morna e adicione ½ a ¾ de um copo de pó de mostarda na água. Entre nela, ficando de molho durante 20 a 40 minutos, dando tempo para o pó de mostarda agir.

Espere entre 2 ou 3 dias para ver se o ciclo menstrual volta ao normal e, caso isso não aconteça, é bem provável que você esteja grávida.

Veja o Vídeo

O que fazer após a confirmação da gravidez

Depois de confirmar que está grávida, deve marcar uma consulta com o ginecologista para realizar todos os testes pré-natais necessários, e garantir a saúde do feto.

Ao longo da gestação, é possível que você necessite realizar outros exames, para detetar problemas como a diabetes, HIV, e síndrome de down (Trissomia do cromossoma 21).

Conclusão

Resumindo, você não precisa necessariamente ir na farmácia para confirmar a gravidez. Existem vários métodos alternativos, através dos quais é possível realizar o teste você mesma.

Escolha o método que encaixe melhor nas suas condições e preferências pessoais. E lembre-se, as dicas fornecidas são apenas para uso alternativo. Se desejar maiores garantias deve consultar o médico.

A gravidez pode ser uma boa notícia, um choque, ou algo entre as duas. Boa para as mulheres ou casais que anseiam tanto por ter um filho, e má notícia para as mulheres que não a desejam, ou por questões pessais, restrições, saúde, idade…

Seja Feliz!

Revisora da Matéria: Simone Perdigão