Para quem pretende aumentar a massa muscular ou a energia durante o treino, a procura pelos melhores suplementos proteicos faz parte do processo. O suplemento escolhido deve estar de acordo com os objetivos do treino, escolhas dietéticas, volume muscular e definição pretendida.
O que são as proteínas em pó?
As proteínas em pó são uma forma de proteína para suplementar a dieta, fornecendo uma fonte de energia ao corpo de forma concentrada.
Embora a maioria das proteínas recomendadas possam ser obtidas através de uma dieta equilibrada, algumas pessoas necessitam aumentar os seus níveis/quantidades de proteína para alcançar determinados objetivos físicos (o aumento de massa muscular magra por exemplo).
As proteínas são constituídas por aminoácidos, que são os blocos de construção de cada tecido, célula e fibra muscular presentes no organismo.
Quando existe proteína suficiente no corpo, os processos de crescimento, reparação e recuperação, ocorrem de forma mais rápida e eficiente.
Por exemplo, se você segue um regime intensivo de exercícios e deseja desenvolver os músculos rapidamente, precisará de um altos níveis de proteína na sua dieta.
“E se não pretende comer lentilhas e peito de frango em 2 de cada 3 refeições diárias, o suplemento de proteínas é a escolha ideal.
Os melhores suplementos de proteína são projetados para acelerar a perda de peso, aumentar a queima de calorias, otimizar o metabolismo, suprimir a fome e aumentar o crescimento da massa muscular magra.
Embora os benefícios gerais de qualquer suplemento cubram muitos do objetivos citados acima, deve sempre escolher uma proteína de qualidade, de uma marca de referência, e conhecer quais os efeitos positivos e negativos que esta terá no seu corpo.
Quais são as melhores proteínas em pó? Origem animal ou vegetal?
Esta é uma questão subjetiva, uma vez que os objetivos físicos de cada um sejam por vezes diferentes. No entanto sabemos que existem alguns mais saudáveis ou menos problemáticos que outros, a longo prazo.
Um dos principais pontos de divergência é a utilização de proteínas de origem animal ou as proteínas de origem vegetal.
Os suplementos proteicos de origem animal não emagrecem tanto como os de origem vegetal, contudo, ambas podem ajudar no crescimento da massa muscular magra.
Existem também alguns aditivos presentes em alguns suplementos de proteínas, que podem ter uma variedade de efeitos colaterais inesperados no corpo. Por isso tenha atenção a todas as substâncias que estão incluídas no suplemento, além da proteína pura.
As melhores proteínas em pó de origem animal são aquelas testadas quanto aos metais pesados e provêm de animais sem hormonas e alimentados com pastagem. Também não devem haver sabores artificiais ou aditivos num suplemento proteico de origem animal.
A proteína em pó de origem vegetal não causa inchaço, o que é comum nas fontes animais, mas, também não oferece tantos aminoácidos, essenciais para um bom crescimento muscular.
Portanto, os melhores suplementos de proteína de origem vegetal devem ser aqueles que contêm uma mistura de diferentes proteínas vegetais, de forma a garantir a obtenção de todos os aminoácidos necessários para o corpo, numa única dose.
Suplemento de Proteína para perder peso
“Alguns dos melhores” suplementos de proteína em pó para perder peso incluem as seguintes marcas:
Combat Protein Powder (Marca: MusclePharm) – Com 25 gramas de proteína misturada em cada porção de 35 gramas, esta opção é isenta de glúten e baixa em calorias, porém, alta em fibra, cálcio e potássio.
ISO 100 (Marca: Dymatize) – Conhecido como combustível concentrado de construção muscular, este produto oferece 25 gramas de proteína por porção e crescimento muscular rápido, o que leva a um metabolismo aumentado.
Zero-Carb Isopure (Marca: Nature’s Best) – Sem hidratos de carbono e sem açúcar, este é um suplemento excelente para a perda de peso, pois, não afetará a sua deficiência de calorias, mas acelerará significativamente o metabolismo e protege a massa magra que já ganhou enquanto perde peso.
Proteína em pó para veganos
Se é vegetariano ou vegano, beneficiará com algumas das seguintes opções:
Vanilla Soy Protein Powder (Marca: Hammer Nutrition) – Com 23 gramas de proteína numa dose de 28 gramas, este é um pó completo de proteína à base de soja que é conhecido por estimular o rápido crescimento muscular.
Pó de proteína de arroz integral (Marca: Growing Naturals) – Apesar de não ser uma proteína completa, esta opção livre de glúten é rica em vitamina B e fibra.
Mixed Protein Powder (Marca: Vega Sport) – Combinando a proteína de milhete (milho-miúdo), lentilhas, trigo-sarraceno, brotos, quinoa, entre outros, esta é uma opção de proteína completa para vegetarianos.
As Melhores Marcas de Proteínas Whey
A proteína de soro de leite (proteína Whey) é uma fonte proteica concentrada, extraída diretamente do soro de leite, uma vez que, os elementos gordurosos do leite se condensam em coalhada.
Algumas das marcas de proteínas em pó de soro leite mais eficazes estão listadas abaixo:
NytroWhey (Marca: ProSource) – Considerada a melhor proteína whey do mercado, esse produto usa alta qualidade de soros isolados e concentrados para trazer excelentes resultados.
Iso-HD (Marca: BPI Sports) – Usando apenas as partes mais poderosas da proteína de soro de leite, proporciona crescimento muscular, melhora a digestão e a função muscular.
Impact Whey (Marca: MyProtein) – Uma proteína feita 100% de puro soro de leite com baixos níveis de carboidratos e sem aditivos ou outras fontes de proteína.
Benefícios da proteína em pó
Os benefícios positivos desta imensa variedade de suplementos inclui a capacidade de estimular a perda de peso, desenvolver músculos de forma mais rápida, aumentar a energia, acelerar os processos de reparação, recuperação e melhorar a cognição.
Crescimento muscular
A razão mais comum para usar um suplemento de proteínas é apoiar ou aumentar o desenvolvimento muscular. As proteínas são necessárias para construir músculos, então, um excesso de proteína ajudará a acelerar todo o processo.
Perda de peso
Adicionar alguns destes suplementos à sua dieta irá ajudá-lo/a a sentir-se satisfeito/a (mais saciado), o que pode ajudar reduzir a ingestão de calorias durante o dia, resultando numa deficiência calórica.
Além disso, ter um maior volume de massa muscular faz o metabolismo trabalhar mais para fornecer energia, o que significa que mais calorias são queimadas diariamente, mesmo quando não se está a exercitar.
Aumento de energia
A proteína ajuda a fornecer energia durante períodos mais prolongados, ao contrário de consumir hidratos de carbono, que muitas vezes ocasiona uma queda de açúcar após algumas horas, uma vez que esses açúcares simples são rapidamente metabolizados e consumidos pelo corpo.
Encontrar o melhor suplemento de proteínas pode ajudá-lo a superar melhor os treinos mais intensos.
Processo de Reparação muscular
As proteínas são necessárias não só para o crescimento e desenvolvimento, mas, também para processos de recuperação e regeneração.
Na verdade, após o exercício, surgem nos seus músculos pequenas lesões, que requerem proteína para se curar, fortalecer e aumentar de tamanho. Ao aumentar a carga proteica, vai ajudar a facilitar toda a reparação de danos celulares provocados durante o treino.
Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006
A Drª Caroline Vallinhos é graduada em ciências da nutrição pela Universidade de Guarulhos/SP. Possui 7 anos de experiência em Nutrição clínica e estética. Forte atuação em coaching de emagrecimento e qualidade de vida para pessoas em busca de melhoria alimentar e enfermos com necessidade de melhoria de quadro clínico.
Vasta experiência com consultoria para empresas do ramo alimentício, tais como grandes indústrias de alimentos, cozinhas experimentais e mercado de food service.
Com registro no Conselho Regional de Nutricionistas CRN-3 (Brasil) nº 37006
Também pode encontrar a Drª Caroline Vallinhos no Linkedin, Facebook: e Instagram.
Telefone: (11) 97670-1909 Atendimento em Guarulhos - SP (Região Jardim Maia)
http://ajcn.nutrition.org/content/72/2/551s.short
https://jissn.biomedcentral.com/articles/
https://academic.oup.com/jcem/article-lookup/
https://link.springer.com/article/10.2165/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19153580
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21912246
http://journals.sagepub.com/doi/abs/
http://www.sciencedirect.com/science/article/
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.