-->Quando os dentes dos adultos abanam não é bom sinal! - Educar Saúde

Quando os dentes dos adultos abanam não é bom sinal!

Publicado em 17/06/2010. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 8 dezembro 2018

Os dentes dos adultos também abanam, mas quando isso acontece, não são boas as noticias que temos para dar! As doenças da gengiva são uma das principais razões da perda de dentes na idade adulta.

A gengiva é uma área muito sensível e o número de bactérias existente na boca torna-a mais susceptível ao aparecimento de infecções, que podem ser prejudiciais para os dentes e para a saúde em geral.

As doenças da gengiva afetam 4 em cada 5 adultos. A principal causa destas doenças é a acumulação de bactérias que provocam a inflamação dos tecidos gengivais.

Numa primeira fase, a infecção não passa de uma gengivite. Que provoca um aumento da gengiva, hemorragia aquando a escovagem e, por vezes, alguma dor.

Estes sintomas são por vezes tão suaves, que a maioria das pessoas pensa que é normal. No entanto, esta hemorragia é indicadora de uma má saúde gengival.

Existem pessoas que sofrem de gengivite a vida inteira. Por outro lado, existem pessoas nas quais a gengivite avança para um estádio mais grave, transformando-se em periodontite (piorreia).

Perda do osso

A periodontite implica a infecção não só dos tecidos que circundam os dentes, mas também do osso que o suporta. Quando o osso inflama, ele não dói, não incha, não se queixa, simplesmente desaparece.

A perda crónica do osso alveolar leva à mobilidade dentária que, por sua vez, se não for controlada, leva à perda dos dentes.

Atualmente, esta doença é controlável. No entanto, o seu diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento.

Sendo uma doença crônica, a periodontite terá de ser gerida ao longo da vida, para que não haja um retrocesso e consequente descontrolo da situação.

A mobilidade dentária é uma sequela importante e grave das doenças gengivais.

No entanto, mobilidade não implica necessariamente perda de dentes. Depende da urgência com que for ao dentista, periodontologista ou higienista oral.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 88-99685-0858