Os Seis Meses do Bebê

Revisado por Equipe Editorial a 24 outubro 2018

À medida que cresce, o bebê vai mudando rapidamente. Os primeiros meses e anos mostram uma evolução rápida, e em cada mês há sempre novidades no desenvolvimento do bebê. De seguida pode conhecer quais as características de um bebê com seis meses de idade.

Com seis meses, um bebê tem já um peso duas vezes superior àquele que tinha quando nasceu. Nesta fase, um bebê com seis meses já consegue mexer as mãos e os pés com alguma facilidade, e já tem a capacidade de se pôr de pé e sustentar por alguns instantes o seu peso com as pernas.

Nesta altura, o bebê também já se mantém sentado, com as suas costas apoiadas, e já tem facilidade em pegar em brinquedos e em passa-los de uma mão para a outra. A sua mente está bastante estimulada, começando a revelar curiosidade pelo que o rodeia, procurando por exemplo os brinquedos que deixa cair.

A partir dos seus meses de idade, o bebê começa a mostrar satisfação através de sons, gestos, olhares e sorrisos. Outra das habilidades que se desenvolvem nesta fase é a de emitir sons onde o bebê combina consoantes e vogais. Além disso, começa cada vez mais a estar mais atentos aos sons que o rodeiam.

Os primeiros dentinhos do bebê começam a surgir por volta desta altura, podendo no entanto aparecer um pouco mais tarde. Cada bebê é diferente, e estas características podem aparecer um pouco mais cedo ou mais tarde, dependendo do ritmo de desenvolvimento de cada criança.