-->Ourém - Pousadas, Hoteis, Cidade, Concelho e Restaurantes

Ourém

Publicado em 08/11/2010. Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

A cidade de Ourém pertence ao concelho de Santarém, localizando-se maioritariamente numa planície e tendo o seu ponto mais alto no cabeço de Óbidos. O seu nome primitivo era Abdegas, sendo substituído no século XII pela palavra latina Aurem.

Depois de ter estado sob domínio mouro, foi conquistado por Dom Afonso Henriques em 1136. O Castelo de Ourém foi construído em 1178, desenvolvendo-se depois à sua volta a vila, onde hoje se situa o centro histórico. Apenas foi elevada a cidade em 1991, sendo até então conhecida como Vila Nova de Ourém.

Foto do Castelo de Ourém – As duas torres que flanqueiam a entrada estão localizados na parte frontal direita, com as ruínas do grande palácio do conde Afonso logo atrás delas. As porções mais antigas do castelo estão localizadas na parte traseira.

A zona mais conhecida do distrito e concelho de Ourém é Fátima, pela sua importância em termos religiosos, que lhe valeu o maior complexo turístico da Rota do Sol. Foi no Lugar da Cova da Iria que, em 1917, mais precisamente entre os dias 13 de Maio e 13 de Outubro, tiveram lugar, segundo crenças católicas, as aparições aos três pastorinhos. No dia 19 de Agosto terá ocorrido a última aparição, desta feita nos Valinhos.

Foram depois construídos vários monumentos, sendo o primeiro a Capela das Aparições, na Cova da Iria. Mais tarde, entre 1928 e 1953 foi construído o Santuário de Fátima. Poderá ainda visitar a casa onde viveram Francisco e Jacinta, dois dos três pastorinhos, e o Museu das Aparições de Fátima, onde estão retratadas as aparições e a mensagem que a Virgem deu aos pastorinhos.

Outra atracção da zona são as Grutas da Moeda de São Mamede, descobertas em 1971 por dois caçadores. São constituídas por galerias de formações calcárias, com uma extensão visitável de cerca de 350 metros e uma profundidade de 45 metros.

A Não Perder em Ourém:

Hotel Dom Gonçalo Hotel & Spa
Restaurante Tia Alice
Pousada de Ourém/ Fátima – Conde de Ourém

Outras Sugestões:

Onde ir

– Antiga Vila de Ourém
– Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima
– Casa de Francisco e Jacinta
– Castelo de Ourém
– Igreja da Santíssima Trindade
– Igreja do Olival / Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Purificação
– Santuário de Nossa Senhora de Fátima

O Que Ver no Concelho de Ourém

– Casa Museu de Aljustrel
– Museu das Aparições de Fátima
– Museu de Cera de Fátima
– Pegadas de Dinossáurios

Restaurantes em Ourém Onde Comer

– Restaurante Dom Gonçalo
– Restaurante O Crispim

Onde Dormir – Turismo de Habitação, Hoteis e Pousadas

– Quinta da Alcaidaria Mor – Turismo de habitação em solar do século XVII – Ourém
– Dom Gonçalo Hotel & Spa
– Pousada de Ourém/ Fátima

O que Fazer em Ourém

– Caminho dos Pastorinhos
– Loca do Cabeço
– Valinhos
– Zona Balnear do Agroal

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Equipe Editorial

A essência da medicina não se restringe apenas ao diagnóstico e prescrição. A verdadeira missão está em informar, acolher, participar, apoiar e confortar as pessoas em suas dores e sofrimentos. Em ser uma referência técnica e humana em momentos de intensa insegurança e medo.

Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial são revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui

A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.

Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.

O processo de atualizações é simples.

Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui

Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.