A toxina botulínica, substância capaz de provocar a paralisação muscular, através do seu relaxamento, começou por ser usada em oftalmologia para corrigir, entre outras enfermidades, o estrabismo.
Observou-se entretanto que o olho tratado passava a apresentar menos rugas do que o não tratado, e deu-se então o inicio das pesquisas e utilização da toxina botulínica na área da estética.
Com o passar dos anos e o avanço das pesquisas, a utilização da toxina expandiu-se não somente na urologia, ortopedia, neurologia e oftalmologia, mas também na área da medicina estética. Vamos então falar sobre alguns dos procedimentos que estão a revolucionar a utilização do botox.
Usar, mas não abusar da toxina botulínica
A aplicação da toxina botulínica é um acto medico, que requer formação adequada e perfeito conhecimento da anatomia humana.
A experiência de um profissional treinado especificamente para manipular correctamente a substancia minimiza praticamente a zero a ocorrência de complicações.
Em contrapartida, a utilização repetida de forma indiscriminada, pode induzir a formação de anticorpos neutralizantes em 5 por cento dos doentes, sendo que não responderão a novas aplicações.
É ao medico que compete a avaliação das correctas indicações. Segundo os especialistas o botox está contra-indicado nos seguintes casos: mulheres grávidas, puerperas ou a amamentar, pacientes de doenças neuromusculares ( como a esclerose lateral amiotrófica) e utilização concominante com outros agentes que potenciam a fraqueza neuromuscular, como os aminoglicosideos.
Alerta-se ainda que os pacientes devem ser informados de que a formula contém agentes derivados do sangue humano, como a albumina, mesmo que em doses muito baixas.
Os outros usos do botox
Rejuvenescer o decote
Em que consiste?
Realiza-se seguindo um triângulo imaginário desde metade de cada mama até ao sulco mamário. se injectando a toxina em semi circulo, em redor da ruga , como um colar de pérolas.
São necessárias cerca de 15 a 20 injecções, com a mesma dose que se utiliza para tratar um rosto (25 a 50 unidades). É um excelente complemento depois de um peeling químico ou de um tratamento de mesoterapia.
Pode também ser uma alternativa para quem já experimentou outros tratamentos e não ficou satisfeito.
Sessões: duas por ano – uma no verão, outra no natal.
Resultados: o decote não tem musculos, pelo que , em vez de relaxamento muscular provoca o relaxamento dos tecidos, com consequente alisamento da pele.
Não resulta tão bem como no terço superior do rosto, mas melhora bastante a aparencia, designadamente em termos de luminosidade cutanea. O efeito dura cerca de dois meses , e o preço será a partir de 500 euros.
Atenuar o código de barras
Em que consiste?
Para atenuar o chamado código de barras, ou rugas do fumador, picam-se dois pontos específicos situados no lábio superior e outros dois situados no lábio inferior.
O tratamento implica, no mínimo, duas injecções de uma a 3 unidades de toxina botulínica.
Está indicado quando as rugas são resultado da contractura muscular, ao gesticular, ao fumar, ao falar, etc… e também em bocas que ao sorrirem, expões demasiado as gengivas.
Para corrigir aquele tipo de sorriso que mostra mais gengiva do que é desejável, são necessárias 3 a 5 injecções (de uma unidade de toxina cada) na parte interna da mucosa do lábio superior, relaxando o músculo elevador do lábio superior.
Sessões: uma única sessão
Resultados: atenua as rugas do código de barras. O efeito dura cerca de seis meses. Após esse prazo, deve repetir-se o tratamento.
Preço: a partir de 500 euros.
Eliminar a tensão no pescoço
Em que consiste?
Quando falamos e gesticulamos os músculos do pescoço formam uma espécie de cordas que ficam tensas e se tornam visíveis.
Experimente dizer ” iii” esticando a boca para baixo e para fora e verifique se ficam salientes. É provável que se notem mais a partir dos 40 anos.
Para corrigir esta situação, injecta-se, a todo o comprimento da corda, em quatro ou cinco pontos diferentes, 50 a 100 unidades de toxina botulínica. Se se tratar de um pescoço envelhecido e/ou com tensão muscular exagerada ao gesticular, este tratamento poderá resultar muito bem.
Está indicado, precisamente, para as pessoas com muita actividade no músculo platisma do pescoço, que é o maior depressor do rosto.
Sessões: duas vezes por ano.
Resultados: a aparência do pescoço melhora bastante e as tais cordas desaparecem. O rejuvenescimento nota-se na própria semana em que se realiza a sessão.
Preço: a partir de 500 euros.
Levantar a ponta do nariz
Em que consiste?
Com três injecções de cinco a sete unidades de toxina paralisa-se o músculo depressor da ponta do nariz. 21 dias depois da intervenção já se podem avaliar os resultados. Resulta bem em narizes que tendem a achatar-se durante a conversação.
Sessões: uma única sessão.
Resultados: sobe a parte dorsal e a ponte do nariz. Atenua as rugas que vão desde o olho até ao nariz, popularmente conhecidas como as ” rugas tipo Bugs Bunny”. O efeito dura entre 3 a nove meses, e tem um preço a partir de 500 euros.
Mesobotox
Em que consiste?
Trata-se de uma espécie de mesoterapia facial, realizada com agulhas de mesoterapia, com toxina botulínica muito diluída.
Injecta-se na derme para que as microfibras musculares que temos por baixo pa pele relaxem.
Para tornar este procedimento menos desagradável, aplica-se um creme anestésico. Este tratamento pode combinar-se com outras técnicas antienvelhecimento: peelings químicos, bioestimulação com plaquetas ricas em factores de crescimento, etc.
O mesobotox está especialmente indicado para peles gordurosas.
Sessões: uma única sessão.
Resultados: atenua as rugas, melhora a textura, o brilho, a luminosidade e o aspecto geral da pele. As melhorias são evidentes a partir da terceira ou quarta semana e duram entre quatro a oito meses.
Valor: a partir de 350 euros.
Tratar a Transpiração excessiva
Em que consiste?
O botox pode corrigir, temporariamente, a transpiração exagerada nas palmas das mãos, no couro cabeludo e nas axilas.
As injecções nas axilas e no couro cabeludo toleram-se muito bem. Nas mãos, ainda que superficiais, são mais dolorosas, por isso recorre-se a uma anestesia troncular (local).
O procedimento é sempre o mesmo: dão-se multiplas injeções por toda a zona a tratar.
Sessões: uma única sessão.
Resultados: oferece melhores resultados nas axilas, onde a transpiração excessiva fica controlada até 8 meses.
Nas mãos e no couro cabeludo, os efeitos duram quatro ou 5 meses. O tratamento elimina o suor mas não o odor. O preço é a partir de 500 euros.
Lifting sem cirurgia
Em que consiste?
À medida que envelhecemos, os músculos depressores endurecem a expressão facial. Exemplo disso são os músculos do pescoço, que formam uma espécie de cordas. Com a toxina botulínica, relaxam-se estes músculos e fortalecem-se os músculos elevadores.
O objectivo é injectar a toxina nos músculos depressores para debilitar a sua força, o que implica, ao mesmo tempo, um aumento da funcionalidade dos músculos elevadores.
Este procedimento é indicado para pessoas que apresentam rugas de expressão e um grau leve a moderado de flacidez no rosto e no pescoço.
Sessões: duas por ano.
Resultados: não substitui a cirurgia, porque os resultados não são comparáveis, mas obtém efeitos muito naturais. Diminui a flacidez, melhora o aspecto da pele, recupera o contorno facial, eleva as sobrancelhas e suaviza os pés de galinha.
Preço: a partir de 600 euros.
Revitalizar a expressão
Em que consiste?
Em injetar botox no músculo depressor dos cantos da boca. Isto é, num ponto de cada lado da boca, que vai desde a aba do nariz até à comissura labial (canto da boca). É necessária destreza e precisão na aplicação.
O objectivo é injectar a toxina nos músculos depressores para debilitar a sua força, o que implica, ao mesmo tempo, um aumento da funcionalidade dos músculos elevadores.
São necessárias apenas duas injecções e basta usar duas a quatro unidades de toxina de cada lado. Funciona muito bem em rostos que, com o passar do tempo, e sobretudo a partir dos 30 anos, têm tendência para ganhar linhas visíveis nos cantos dos lábios.
São necessárias duas sessões por ano . Quanto a resultados, esta demora dois a quatro dias para começar a fazer efeito e cerca de uma semana até se conseguir o resultado completo, nota-se que, quando se fala e se gesticula já não se tem aquele ar tristonho de antes.
Preço: a partir de 350 euros.
A essência da medicina não se restringe apenas ao diagnóstico e prescrição. A verdadeira missão está em informar, acolher, participar, apoiar e confortar as pessoas em suas dores e sofrimentos. Em ser uma referência técnica e humana em momentos de intensa insegurança e medo.
Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial são revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui
A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.
Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.
O processo de atualizações é simples.
Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui
Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.