É frequente alguns pacientes não apresentarem uma estrutura óssea em quantidade e qualidade necessárias à colocação segura de implantes dentários.
Situações deste tipo poderão constituir um obstáculo à realização de uma cirurgia de implante dentário e exigir que o paciente seja submetido a um procedimento de regeneração óssea, que terá como objectivo criar todas as condições necessárias para que os implantes possam mesmo vir a ser colocados.
Dependendo muito da severidade do caso, essa meta poderá ou não ser alcançada, sendo, por isso, necessária uma avaliação bastante cuidada por parte de um médico especialista, de modo a que se possa determinar até que ponto a cirurgia poderá ou não ser exequível.
O procedimento de regeneração óssea consiste numa elevação do seio maxilar, que quando bem sucedida preencherá o espaço em falta no osso de modo a possibilitar que os implantes sejam eficazmente inseridos.
Aquando a elevação do seio maxilar, será colocado por baixo do mesmo um material de regeneração óssea, cuja textura e consistência estão desenvolvidas de modo a simular na perfeição o efeito de um osso verdadeiro.
Após a cicatrização ter sido eficazmente concluída, haverá a possibilidade de colocar, sem quaisquer problemas, os implantes dentários.
A ausência da estrutura óssea necessária para a inserção de implantes dentários é um problema particularmente comum entre aqueles que já há algum tempo possuem uma elevada falta de dentes.
Isto acontece porque, ao não ser utilizada, a estrutura óssea maxilar acaba por perder a sua funcionalidade e desaparecer gradualmente, criando assim grandes dificuldades para a realização de qualquer tipo de procedimento cirúrgico.
A solução mais indicada para a prevenção deste tipo de problema é procurar um dentista assim que os primeiros dentes caírem, de forma a que possam ser levadas a cabo todas as medidas necessárias à prevenção da deterioração da estrutura óssea maxilar, que tão importante é para uma boa dentição.
A elevação do seio maxilar representa uma cirurgia óssea extremamente simples, que consiste, unicamente, na colocação de uma matriz óssea sob a mucosa do seio, de modo a promover a formação de osso onde este se encontra em falta.
A taxa de sucesso deste procedimento é extremamente elevada, e todo ele poderá ser levado acabo em apenas uma sessão de poucas horas.
O período de recuperação irá variar imenso consoante os casos, mas geralmente apresentar-se-á concluído no espaço de poucas semanas, sendo possível, posteriormente, levar a cabo a cirurgia final de inserção de implantes dentários.
Ainda que as contra-indicações sejam poucas, pacientes com um historial de determinadas doenças crónicas, como é o caso da diabetes, serão submetidos a um acompanhamento especial, que envolverá cuidados que terão como objectivo prevenir a ocorrência de problemas durante e após a cirurgia.
Dentista, Cirurgiã Dentista - CRO MG nº 45914
A Drª Raquel Borges Camelo Surette é formada em odontologia pelo centro universitário Newton Paiva em 2015. Finalizando a especialização em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial pela universidade federal de Minas Gerais em dez 2018 hospital metropolitano Odilon Berehns.
Frequentou o estágio não remunerado no hospital da baleia com equipe dr belini freire Maia de 2014 a 2016 em cirurgia Ortognatica.
Frequentou o Estágio não remunerado no hospital de pronto socorro João XXIII de 2014 a 2016 em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial equipe dr Bernardo greco.
Efetiva no Institute for Advanced dental Studies clínica dr. Marcelo camelo desde 2015.
Possuí o registro no conselho Federal de Odontologia nº CRO/MG/45914
Contatos: Tel. 31 33359300 - 31 995059300
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.