Palácio de Belém

Revisado por Andre a 28 outubro 2018

Palácio de Belém. O nosso país não tem só coisas más, tal como todos os sítios, Portugal tem os seus encantos e desencantos. O palácio de Belém está situado na zona sudoeste de Lisboa no nº 11 da Calçada da Ajuda, na Praça de Afonso de Albuquerque em Belém. Este belo palácio foi construído em 1559 por D. Manuel de Portugal. Antigamente o palácio tinha jardins até a margem do rio.

No século XVIII, D. João V comprou o palácio ao Conde de Aveiras, e alterou-o, acrescentando-lhe então uma escola de equitação, cujas cavalariças são na actualidade o Museu da presidência da república. E remodelou o interior a seu gosto para fazer as suas conquistas amorosas com mais classe. Actualmente o palácio de Belém é a residência do presidente da república.

Algumas particularidades do palácio:

• A sala das Bicas que serve para dar conferências de imprensa aos jornalistas, esta sala tem um chão de mármore preto e branco, tem também bustos de jaspes que representam imperadores de Roma, um grande lustre de bronze, reposteiros em cor escura com o escudo de D. João V, sem a sua coroa, o tecto é de madeira pintado e tem a sala tambem duas bicas, que dão o nome á sala.

• A sala de jantar que antigamente era o museu dos presentes oferecidos ao Presidente Ramalho Eanes construída no século XVI por D. Manuel de Portugal, actualmente é a sala de refeições para convidados;

• A sala onde se reúne o Concelho de Estado, onde noutros tempos D. Maria II, que também habitou o palácio por alguns tempos dava bailes para a corte;

• A sala azul ou sala dos embaixadores é nesta sala onde se fazem as tomadas de posse individuais dos membros do Governo, e onde são também entregues as cartas credenciais dos embaixadores estrangeiros ao nosso Presidente da República, noutros tempos esta sala já foi mais rica e elaborada.

• O pátio dos Bichos, que é a entrada principal por onde entram os convidados do presidente, ao entrar neste pátio consegue ver-se a fachada poente do palácio, e devido á diversidade de construção nota-se a juncas da Arrábida com o palácio, no fundo deste pátio encontra-se um muro com uma fonte e varias portas com grades onde aí foram enjaulados animais selvagens vindos de África.

• A sala do império decorada com móveis do estilo do império, chamou-se anteriormente Sala dos Retratos ou dos Presidentes devido ao facto de nela se encontrarem, até 1985, os retratos dos Presidentes da República e antes disso chamou-se Sala D. João V devido á presença em dada altura de um busto do Rei, que agora se encontra exposto no belo Convento de Mafra.

• Pátio das equipagens, que eram antes conhecidas como as cavalariças da escola de equitação e onde eram guardados os coches e arreios sendo hoje o Museu da presidência da republica.

Quando Visitar e preços da entrada:

O Palácio de Belém pode ser visitado todos os sábados a partir das 10:30 da manha até às 17:00 da tarde com o preço de cinco euros, pagando os sénior e os estudantes menos dois euros. Todos os terceiros domingos de cada mês pelas 11:00 horas da manhã decorre o evento da Rendição Solene da Guarda, que é realizado pela Guarda de Honra do próprio palácio.

Imagens do Palácio de Belém:

Entrada do Palácio de Belém

Gabinete de Trabalho do Presidente da República

Sala Azul, também chamada Sala dos Embaixadores

Sala das bicas

Sala Dourada