-->Pan-hipopituitarismo - Tratamento, Causas, Sintomas e Diagnostico

Pan-hipopituitarismo

Publicado em 22/02/2010. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 8 dezembro 2018

Pan-hipopituitarismo – Sintomas, Causas e Características do diagnóstico

Os principais sintomas são Disfunção sexual, fraqueza, fatigabilidade fácil; baixa resistência ao estresse, ao frio ou ao jejum; queda dos pêlos axilares e púbicos.

Hipotensão, frequentemente ortostática; defeitos nos campos visuais, se houver tumor hipofisário.

Resposta deficiente do cortisol ao ACTH; T4 sérico baixo, com TSH baixo ou normal baixo; o nível sérico de prolactina pode estar elevado.

Testosterona sérica baixa nos homens; amenorreia; FSH e LH estão baixas ou normais baixas.

A RM pode revelar lesão hipofisária ou hipotalâmica.

Diagnóstico diferencial

. Anorexia nervosa ou desnutrição grave
. Hipotireoidismo
. Doença de Addison
. Caquexia por outras causas (p. ex., carcinoma ou tuberculose)
. Síndrome da sela vazia

Tratamento do Panhipopituitarismo

Remoção cirúrgica de tumor hipofisário, quando presente; a irradiação da hipófise pode ser necessária para o tumor residual, porém aumenta a probabilidade de hipopituitarismo permanente.

Terapia de reposição endócrina vitalícia com corticosteróides, hormônio da tireóide, hormônios sexuais e, se indicado, hormônio do crescimento.

Dica
Em mulher com suspeita de pan-hipopituitarismo, investigar a ocorrência de gravidez anterior complicada por hemorragia puerperal: pode ser um caso de Sindrome de Sheehan.

Referências
Vance ML: Hypopituitarism. N Engl J Med

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 88-99685-0858