Papos nos Olhos – Conheça as Causas e 6 Remédios Caseiros para eliminar as bolsas dos olhos

Revisão Clínica: Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653). Atualizado: 08/09/24

As causas dos papos nos olhos podem ser o resultado de um vasto conjunto de factores, como é o caso da idade, onde é perfeitamente normal, ou ainda estresse, má alimentação e herança genética.

Continua depois da Publicidade

Outras causas:

  • alergias
  • sinusite crônica
  • desequilíbrio hormonal
  • gravidez
  • alcoolismo
  • tabagismo
  • cansaço devido à letargia
  • ingestão de medicamentos que provocam a retenção de líquidos.
  • poucas horas de sono
  • excesso de sal na dieta
  • falta de vitaminas
  • doenças na tireóide (doença de Graves)
  • doenças renais

Existem alternativas naturais que ajudam a eliminar os papos nos olhos, conheça 6 Remédios Caseiros para eliminar as bolsas dos olhos.

Remédios Caseiros

• Manter a cabeça elevada durante o sono é um dos melhores remédios naturais para bolsas sob os olhos. Para realizar este Remédio bastante eficaz, coloque uma ou duas almofadas por baixo da cabeça, a fim de evitar a flacidez palpebral devido a retenção de fluidos.

Salsa

• A aplicação de uma máscara facial preparada com algumas folhas de salsa também proporciona um efeito calmante que ajuda a reduzir o inchaço naturalmente.

Batata e Pepino

Pepino para papos nos Olhos

• Aplicar pepino ou batata, cortados ás rodelas e frescos sobre os olhos é um dos mais simples remédios naturais para as bolsas nos olhos e olheiras. Este tratamento deve ser realizado de forma regular, de forma a alcançar os efeitos pretendidos.

Água gelada

• Colocar água fria no rosto e olhos regularmente, melhora a circulação e evita o inchaço das pálpebras.

Chá de camomila, chá preto, chá verde e chá de sálvia

bolsas de chá reduzem inchaço em bolsas nos Olhos

• Colocar as bolsas de chá geladas (coloque uns instantes na geladeira) sobre os olhos fechados durante cerca de 10-15 minutos é um dos remédios caseiros mais populares para ajudar a reduzir o inchaço na área. Também podem ser utilizadas compressas de gelo. O chá de camomila, chá preto, chá verde e o chá de sálvia são altamente benéficos para as bolsas nos olhos.

Água de rosas e hamamélis

erva hamamelis marianst

• Misturar em quantidades iguais, água de rosas e hamamélis e aplicar esta mistura sobre os olhos durante cerca de 15 minutos também é uma solução bastante eficaz para acalmar o problema.

O Óleo de lavanda e o Óleo de Rícino também podem ser usados com água para aliviar o inchaço.

• Colocar uma colher de metal refrigerada sobre os olhos também serve como excelente remédio natural.

Recomendado » 22 Tratamentos Caseiros para Eliminar Olheiras

Exercícios e massagens linfáticas faciais

• Alguns exercícios e massagens faciais ajudam a apertar os músculos e melhorar a circulação na área, servindo como prevenção e tratamento. Veja no video como fazer.

Continua depois da Publicidade

Dieta

É obrigatório tomar as medidas necessárias para manter o corpo sempre hidratado. Basta ir bebendo quantidades moderadas de água durante todo o dia, com intervalos regulares.

Para além disso, é Imprescindível incluir frutas frescas e sucos de vegetais no seu cardápio. Realize uma dieta pobre em hidratos de carbono, e inclua uma variedade de frutas, legumes, grãos integrais e nozes, especialmente os ricos em vitamina A, vitamina C e vitamina E.

Tente comer regularmente pepino, tomate, melancia, maçã, uvas e outras frutas e legumes ricos em água. Além disso, reduza o consumo de sal na sua dieta e fique longe de bebidas com cafeína, bebidas com gás e bebidas alcoólicas.

Reduza o consumo de alimentos processados e embalados que contenham muitos conservantes e aditivos artificiais de forma a prevenir a retenção de líquidos. Por último, mas não menos importante, não se prive de um bom sono. Tente descansar cerca de oito horas diárias de forma a proporcionar o descanso necessário aos seus olhos.

Blefaroplastia

blefaroplastia antes e depois

Apesar de bem mais comum em pessoas de idade mais avançada, estes papos podem, frequentemente, desenvolver-se também em pessoas mais jovens, conferindo-lhes assim um aspecto muito mais velho e cansado.

Tendo em conta o impacto que a aparência física pode exercer na sociedade contemporânea, efectuar uma cirurgia estética deste tipo é uma medida que em muito poderá contribuir para melhorar a qualidade de vida daqueles a quem a ela se submeterem.

Em casos em que as bolsas apresentem uma acumulação demasiado elevada de gordura, é possível recorrer a uma técnica conhecida como “Blefaroplastia Transconjuntival”, que ajuda a remover as bolsas adiposas sem sequer ser necessário efectuar cortes na pele.

blefaroplastia

» Saiba tudo sobre a blefaroplastia

Este procedimento ajuda a conferir à pele um aspecto muito mais liso e bonito, de grande utilidade na recuperação do seu aspecto jovem. A “Blefaroplastia Transconjuntival” é um excelente exemplo de como a medicina moderna poderá ajudar a alcançar o aspecto desejado de uma forma rápida, eficaz e sem muitos efeitos secundários negativos associados.

Assim como qualquer procedimento cirúrgico, a cirurgia das pálpebras também dá origem a alguns efeitos pós-operatórios, que geralmente consistem em inchaço, vermelhão ou nódoas negras. No entanto, seguindo à risca todos os aconselhamentos do cirurgião, será possível tratar estes efeitos no espaço de poucas semanas.

Quando bem efectuado, este procedimento não deixará quaisquer tipos de marcas para a vida, e será quase impossível notar que o olho foi operado. Uma vez que é efectuado sob o efeito de anestesia, o desconforto sentido será praticamente nulo, quer durante, quer após a cirurgia.

resultado da blefaroplastia antes e depois

A cirurgia plástica é aconselhada a pessoas de qualquer idade, e não possui muitas contra-indicações associadas. Caso o paciente possua algum problema de saúde, será importante relatá-lo ao seu cirurgião, de modo a que possa ser determinado se tal constituirá ou não um obstáculo durante a cirurgia.

Continua depois da Publicidade

O objectivo da cirurgia é tratar de forma a eliminar definitivamente as vulgares bolsas e inchaço ao redor dos Olhos (papos nos olhos), que geralmente afectam pessoas de todos os sexos e idades.

Fotos da Blefaroplastia antes e depois

Através da correcção do excesso de pele e gordura acumulados na pálpebra inferior e pálpebra superior, a blefaroplastia permite ao paciente recuperar um aspecto mais jovem e saudável, que frequentemente é ameaçado por problemas deste tipo.

blefaroplastia antes e depois

Esta cirurgia, apesar de ainda não tão popular quanto outras cirurgias estéticas, começa a ganhar um número cada vez maior de entusiastas, tendência essa que, em parte, é motivada pelos impressionantes avanços médicos da última década, que permitem agora atingir resultados extremamente seguros e surpreendentes.

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 85-99992-2120

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 08/09/24