Para Estimular o Pensamento do Bebê

Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 14 dezembro 2018

Durante os primeiros meses de vida, a estimulação cognitiva do bebê é essencial para que ele possa desenvolver-se corretamente. Além disso, não apenas nos primeiros meses, mas ao longo de toda a infância e adolescência, é fundamental a estimulação intelectual, para que o seu filho possa aproveitar ao máximo as suas capacidades.

Conheça de seguida algumas atividades e brincadeira que pode fazer, para estimular o pensamento do bebê.

Atividades e brincadeiras para estimular o pensamento do bebê

Uma brincadeira ou um jogo podem ser formas muito eficazes de estimulação intelectual. Conheça de seguida algumas brincadeiras que pode fazer com o seu bebê, de modo a estimular o seu pensamento e o raciocínio.

– Coloque-se à frente de um espelho com o seu bebê ao colo. De seguida, afastar-se, para logo depois voltar a colocar-se à frente do espelho, apontando para o bebê e dizendo o nome dele. Ele começará aos poucos a relacionar aquela imagem consigo.

– Jogar às escondidas com um dos seus brinquedos. Esconda um brinquedo, perguntando onde ele está, e mostrando-lhe depois.

– Outro jogo que irá estimular o pensamento do bebê é jogar ao esconde esconde atrás das costas. Neste jogo mostra um boneco ao bebê, escondendo de seguida atrás das costas. Fazer o mesmo com mais alguns bonecos. No final, retirar apenas um dos bonecos que escondeu. Isto fará o bebê pensar para onde foram os outros.

Todos estes jogos e brincadeiras irão ajudar a desenvolver a memória e a sua capacidade de perceber quando algo não está no sítio onde devia estar, estimulando assim o desenvolvimento da inteligência e pensamento do bebê.