O que é: A parafimose acontece quando o prepúcio do pénis permanece retraído e constrange a glande do pénis. Esta pele fica presa apertando a cabeça do pénis (Clique para Ver a Imagem)
O prepúcio é uma prega de pele que cobre habitualmente a extremidade do pénis. É a pele que é retirada parcialmente sempre que um homem é circuncidado.
Causas da parafimose
O prepúcio poderá ficar retraído durante o acto sexual ou devido a uma infecção. Poderá esquecer-se de voltar a puxar o prepúcio sobre a glande do pénis depois de o lavar.
Poderá também acontecer que o prepúcio tenha ficado retraído depois de ter sido introduzido um catéeter na bexiga.
Sinais e sintomas de parafimose
A parafimose pode provocar dor e inchaço na cabeça do pénis. Poderá ainda sentir dificuldades em urinar. O prepúcio preso também pode fazer com que a cabeça do pénis fique com uma coloração avermelhada ou azulada.
Tratamento
Poderá ser necessário utilizar gelo ou colocar um pano frio para diminuir o inchaço do pénis e do prepúcio. O médico tentará puxar o prepúcio novamente para a cabeça do pénis.
Cirurgia
Poderá ser necessário o médico efectuar uma incisão no prepúcio para que este deslize novamente. Poderá ser necessário recorrer à circuncisão (remoção do prepúcio) depois de resolver o problema.
Caso não seja submetido a tratamento, a pele poderá ficar bastante inchada e não obter oxigénio ou sangue suficiente. Quando tal acontecer a pele poderá ganhar feridas e ficar infeccionada, podendo mesmo provocar a morte.
Referências
https://medlineplus.gov/
https://es.wikipedia.org/wiki/Parafimosis
http://portaldaurologia.org.br/faq/
http://www.aafp.org/afp/2000/1215/p2623.html
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmedhealth/PMHT0027069/
http://www.stanfordchildrens.org/
Enfermeiro - Coren nº 491692
O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.
Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.
Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.