Parafimose

Revisado por Equipe Editorial a 21 outubro 2018

O que é: A parafimose acontece quando o prepúcio do pénis permanece retraído e constrange a glande do pénis. Esta pele fica presa apertando a cabeça do pénis (Clique para Ver a Imagem)

O prepúcio é uma prega de pele que cobre habitualmente a extremidade do pénis. É a pele que é retirada parcialmente sempre que um homem é circuncidado.

Saiba O Que é A Parafimose, Uma Desordem Urológica Que Afeta Muitos Homens

Causas da parafimose

O prepúcio poderá ficar retraído durante o acto sexual ou devido a uma infecção. Poderá esquecer-se de voltar a puxar o prepúcio sobre a glande do pénis depois de o lavar.

Poderá também acontecer que o prepúcio tenha ficado retraído depois de ter sido introduzido um catéeter na bexiga.

Sinais e sintomas de parafimose

A parafimose pode provocar dor e inchaço na cabeça do pénis. Poderá ainda sentir dificuldades em urinar. O prepúcio preso também pode fazer com que a cabeça do pénis fique com uma coloração avermelhada ou azulada.

Tratamento

Poderá ser necessário utilizar gelo ou colocar um pano frio para diminuir o inchaço do pénis e do prepúcio. O médico tentará puxar o prepúcio novamente para a cabeça do pénis.

Cirurgia

Poderá ser necessário o médico efectuar uma incisão no prepúcio para que este deslize novamente. Poderá ser necessário recorrer à circuncisão (remoção do prepúcio) depois de resolver o problema.

Caso não seja submetido a tratamento, a pele poderá ficar bastante inchada e não obter oxigénio ou sangue suficiente. Quando tal acontecer a pele poderá ganhar feridas e ficar infeccionada, podendo mesmo provocar a morte.

Referências

https://medlineplus.gov/
https://es.wikipedia.org/wiki/Parafimosis
http://portaldaurologia.org.br/faq/
http://www.aafp.org/afp/2000/1215/p2623.html
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmedhealth/PMHT0027069/
http://www.stanfordchildrens.org/