-->Parafimose - Cirurgia, tratamento, causas e fotos

Parafimose

Publicado em 26/04/2011. Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 14 dezembro 2018

O que é: A parafimose acontece quando o prepúcio do pénis permanece retraído e constrange a glande do pénis. Esta pele fica presa apertando a cabeça do pénis (Clique para Ver a Imagem)

O prepúcio é uma prega de pele que cobre habitualmente a extremidade do pénis. É a pele que é retirada parcialmente sempre que um homem é circuncidado.

Saiba O Que é A Parafimose, Uma Desordem Urológica Que Afeta Muitos Homens

Abaixo você tem um índice com todos os pontos que discutiremos neste Guia

Causas da parafimose

O prepúcio poderá ficar retraído durante o acto sexual ou devido a uma infecção. Poderá esquecer-se de voltar a puxar o prepúcio sobre a glande do pénis depois de o lavar.

Poderá também acontecer que o prepúcio tenha ficado retraído depois de ter sido introduzido um catéeter na bexiga.

Sinais e sintomas de parafimose

A parafimose pode provocar dor e inchaço na cabeça do pénis. Poderá ainda sentir dificuldades em urinar. O prepúcio preso também pode fazer com que a cabeça do pénis fique com uma coloração avermelhada ou azulada.

Tratamento

Poderá ser necessário utilizar gelo ou colocar um pano frio para diminuir o inchaço do pénis e do prepúcio. O médico tentará puxar o prepúcio novamente para a cabeça do pénis.

Cirurgia

Poderá ser necessário o médico efectuar uma incisão no prepúcio para que este deslize novamente. Poderá ser necessário recorrer à circuncisão (remoção do prepúcio) depois de resolver o problema.

Caso não seja submetido a tratamento, a pele poderá ficar bastante inchada e não obter oxigénio ou sangue suficiente. Quando tal acontecer a pele poderá ganhar feridas e ficar infeccionada, podendo mesmo provocar a morte.

Referências

https://medlineplus.gov/
https://es.wikipedia.org/wiki/Parafimosis
http://portaldaurologia.org.br/faq/
http://www.aafp.org/afp/2000/1215/p2623.html
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmedhealth/PMHT0027069/
http://www.stanfordchildrens.org/

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.