-->Parar de Fumar é Bom para a Pele - Educar Saúde

Parar de Fumar é Bom para a Pele

Publicado em 23/09/2014. Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 14 dezembro 2018

Parar de fumar é bom para a pele, é a conclusão de muitos estudos que foram realizados ao longo dos anos sobre este tema.

Na verdade, desde há muito tempo que se sabe que fumar é extremamente prejudicial para o organismo, e para a pele inclusivamente. O tabaco faz com que a pele envelheça de forma mais rápida e apresente um aspecto muito mais estragado e menos cuidado.

O que acontece com o tabaco, de uma forma algo mais específica, é que um cigarro possui bastantes agentes que são tóxicos para o organismo.

Estes agentes tóxicos fazem com que aconteça a oxidação das células, entre as quais se encontram as células da pele. Esta oxidação provoca um envelhecimento mais acelerado da pele, contribuindo ainda para outros problemas.

Nomeadamente, a pele poderá também perder elasticidade, perder o seu brilho e ficar muito mais susceptível a agressões exteriores e infecções, como é o caso das micoses, por exemplo.

De uma forma mais ou menos lógica, podemos afirmar que quantos mais cigarros se fuma maior será o efeito nocivo do tabaco na pele. No entanto, a cessação do consumo de tabaco poderá produzir resultados satisfatórios no imediato.

A partir do momento em que deixemos de fumar iremos notar desde logo que a nossa pele ficará mais saudável, mais brilhante e mais rejuvenescida.

No entanto, convém ainda mencionar que deixar de fumar por si só não é suficiente caso queiramos ter uma pele mesmo bonita e bem cuidada.

Deixar de fumar é algo que deverá ser complementado com uma hidratação adequada do organismo, hidratação esta que é muito importante para a pele.

Para além disso, a ingestão de alimentos ricos em antioxidantes é também algo bastante benéfico e que pode ajudar a pele a ficar mais recuperada de forma mais rápida e a ter tendência a envelhecer a uma velocidade muito menor.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.