Parque Nacional Peneda Gerês

Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

Parque Nacional Peneda Gerês

O calor da cidade torna-se cada vez mais difícil de suportar, em especial se as férias ainda tardam ou já passaram. Mas é possível ainda ter alguns momentos frescos e descontraídos, apreciar uma temperatura refrescante, uma paisagem deslumbrante, uma boa refeição e um tempo bem passado.

Um fim-de-semana no Parque Nacional Peneda Gerês poderá ser uma forma de obter tudo isto. Para quem gosta de actividades físicas, o primeiro parque natural português permite-lhe experimentar refrescantes mergulhos nas lagoas, longos passeios a pé pelas estradas e caminhos, escaladas nas montanhas ou grandes pescarias.

Estas actividades permitem um contacto próximo com a natureza como não pode desfrutar nas cidades.

No virar de cada curva encontrará cascatas, penedos, flores raras ou animais protegidos como cavalos selvagens, javalis, lobos, corças, águias ou perdizes. Um passeio pelo parque permite-lhe viver momentos únicos e descansar dos tormentos da semana.

A história desta região está marcada por diversos monumentos que pode encontrar nos recantos do parque, como a estrada romana da Jeira, que ligava Braga a Astorga, dolmens, gravuras rupestres, castros e castelos. As termas do Gerês, (das melhores termas de Portugal), que vêm também dos tempos romanos ainda funcionam dando alívio às diversas maleitas dos que as procuram.

Para ficar instalado neste fim-de-semana paradisíaco, as opções são várias. Para um contacto mais de perto com a natureza, existem quatro parques de campismo no parque ou nas suas proximidades, ou então as Casas de Abrigo. Se preferir recorrer a hotéis ou pensões, são várias as opções, embora todas se situem fora dos limites do parque, de onde se destaca a Pousada de S. Bento, em Vieira do Minho. Existem ainda diversas casas de Turismo de Habitação onde poderá ficar alojado.

Sem sair de Portugal, poderá descobrir este belo recanto que apesar de a algumas horas de distância de Lisboa ainda continua a ser um dos parques naturais mais visitados em Portugal. Na sua extensão de mais de 50.000 hectares, o difícil é não encontrar alguma coisa que torne a sua estadia muito agradável.

Aproveite o bom tempo que faz, divirta-se e descanse num fim-de-semana diferente.