Parque Natural da Arrábida

Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

Parque Natural da Arrábida

Muito perto de Lisboa há locais com tantos encantos e prazeres que podem tornar um fim-de-semana numa boa alternativa para quem não pode ir mais longe. Um desses locais é o Parque Natural da Arrábida, que tem todas as condições para permitir uma boa estadia. Localiza-se na península de Setúbal, ocupando cerca de 10 mil hectares de bosque e costa atlântica.

Foi criado em 1976, e apesar da presença de uma fábrica de cimento nas suas proximidades mantém muitas das características naturais que o tornaram um dos principais locais de peregrinação dos habitantes de Lisboa e arredores. As espécies vegetais e animais que se abrigam neste parque são bastante diversificadas e típicas da flora e fauna mediterrânica. Os passeios pelos carreiros nas serras permitem observar com mais pormenor os cursos de água e apreciar um verdadeiro contacto com a natureza.

A costa possui ainda das melhores praias nos arredores de Lisboa como o Portinho da Arrábida e a praia de Galapos, onde poderá apreciar as delícias do sol e de um mar muito azul. Para além destas mais conhecidas, várias são as praias nesta costa, a maior parte das quais possuem a bandeira azul da União Europeia. Nestes locais poderá também procurar por um local para as refeições, pois os restaurantes das praias têm também uma excelente selecção de peixe e marisco frescos.

Para além dos passeios pelo parque e das praias, poderá ainda visitar os monumentos que se encontram neste local. O Convento da Arrábida é um local difícil de visitar, uma vez que exige marcação prévia, mas vale bem a pena o esforço pela sua beleza e pela vista que dele se disfruta. Outros locais a visitar são ainda o Museu Oceanográfico, na fortaleza de Santa Maria e a Vila Nogueira de Azeitão, assim como outras pequenas aldeias que escondem nas suas ruas íngremes casas e ermidas típicas. Não deixe de visitar o recente Museu dedicado ao poeta da Arrábida, Sebastião da Gama.

O alojamento poderá ser feito num dos parques de campismo da região, se preferir um contacto mais próximo da natureza. Para além destes, também pode escolher uma das pousadas ou das pensões, que poderá encontrar facilmente em Setúbal e em Azeitão.