Passos certos

Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

Passos certos – Dor corporal pode ser sinal de pisada errada

Viver com dor não é bom para ninguém. Pior ainda quando não se sabe a causa. A origem de algumas dessas dores pode estar associada a uma pisada errada, o que provoca o desequilíbrio corporal relacionado à postura e às disfunções ortopédicas originadas nos pés.

Para solucionar o problema, existe um conceito terapêutico chamado podoposturologia. De acordo com o fisioterapeuta Afonso Salgado, trata-se de um método de correção feito com técnicas manuais e órteses plantares com estímulos mecânicos, relacionados ao sistema nervoso.

Efeito dominó
“Após uma avaliação no paciente, é possível determinar se o tipo de pisada pode resultar em uma alteração do funcionamento do tornozelo, sobrecarregando os joelhos e, por fim, quadril e pelve que também farão mais esforço pela alteração existente no joelho. Isso ocorre até que uma estrutura ou articulação no corpo não consiga se adaptar ao estímulo, provocando as dores”, explica o fisioterapeuta.

A busca pelo alívio
Através de um método não invasivo, o especialista avalia as melhores condições para solucionar esse mal. Existem casos de correção somente com exercícios e a aplicação de técnicas manuais. Caso não seja suficiente, Salgado indica o uso de palmilhas com estímulos podais. “Com o resultado, vamos definir a forma de estímulo que o paciente precisa e faremos a adaptação das palmilhas para o seu tipo de pé”, finaliza.