Peeling profundo – Indicações e Resultados Antes e Depois

Revisão Clínica: Dr Pedro Secchin (Dermatologista CRM-SP 195965). Atualizado: 08/09/24

O peeling profundo é o tratamento de rosto mais abrasivo e intenso de todos os peelings. Chama-se profundo devido ao seu grau de intensidade, mais suave ou mais profunda, da agressividade do peeling na pele. Quanto mais profundo for, maior é a penetração e a alteração feita na pele. Veja alguns exemplos em fotos antes e depois:

Continua depois da Publicidade

peeling profundo para acne antes e depois

Por exemplo, o peeling realizado com fenol, é o mais forte de todos os peelings químicos, e está indicado apenas para pessoas com rugas profundas causadas pela exposição do sol ou para tratar rugas ao redor dos lábios e queixo. Esta substância diminui imperfeições provocadas pelo sol e irregularmente pigmentadas.

Introdução

É através da renovação celular que a pele se mantém limpa, jovem e livre de manchas e marcas. Até aos 30 anos, as células têm uma grande capacidade de oxigenação e contribuem para a criação de uma substância chamada colágeno, responsável pela manutenção da firmeza da pele.

Indicações

Quando as células não são renovadas, deixam de ter essa função. A pele ganha um aspecto pior, mais envelhecido e mais flácido, não tendo capacidade para se proteger do acne, das manchas, das marcas e até mesmo das estrias.

Com o avanço da medicina, foram criadas maneiras para promover a regeneração celular e acabar com o envelhecimento precoce. O peeling é, actualmente, um dos métodos mais populares com esse efeito. Com um efeito clareador para a pele, o peeling promove a renovação das células e dos tecidos, através da estimulação para se produzir colagénio e elastina.

Para todas as idades, este método é recomendado até para jovens com problemas de acne. Apesar disso, os grandes adeptos do peeling continuam a ser as senhoras com mais idade, que frequentam as clínicas de estética para realizar diversas sessões.

Tipos

Existem diferentes tipos de peeling que podem ser aplicados, dependendo do tipo de pele e do estado em que esta se encontra. O peeling a laser, por exemplo, destrói as camadas mais superficiais da pele, eliminando as rugas e proporcionando o crescimento de novas camadas de pele.

Os peelings químicos ou peelings profundos são mais abrasivos e mais intensos. Chamam-se profundos devido ao grau de intensidade, mais suave ou mais profunda, da agressividade do peeling na pele. Quanto mais profundo for o peeling, maior é a penetração e a alteração feita na pele.

Neste tipo de peeling, os químicos mais usados são o ácido tricloroacético, o fenol e o ácido retinóico. O primeiro é um peeling de agressividade intermédia, aplicado com um palito e um algodão. O peeling de fenol no rosto é um tratamento com maior grau de profundidade, atingindo as camadas mais profundas na pele.

Como provoca uma maior queimadura na pele, este tipo de peeling compreende um maior tempo de recuperação, pois pode ter como resultado verdadeiras complicações de pele. O ácido retinóico é mais superficial, sendo, sobretudo, usado, para o tratamento de estrias.

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Dr Pedro Secchin (Dermatologista CRM-SP 195965)

Dermatologista - CRM-SP 195965 / RQE 73850

Consultar > Currículo Lattes.

O Dr. Pedro Secchin é Graduado em Medicina pela Universidade Gama Filho (UGF) – 2011. É Mestrado em Medicina pela Fundação Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Além disso o Dr. também possui:

- Especialização em Dermatologia no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (HUCFF/UFRJ) - 2018.

- Título de especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Associação Médica Brasileira (AMB).

- É membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Endereço: Rua Inglês de Sousa, 449. CEP: 01546-010 - Jardim da Glória São Paulo - São Paulo Telefone: ‪(11) ‬4301-9931

Também pode encontrar o Dr. Pedro no Linkedin e Instagram.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 08/09/24