-->Pele de Galinha (Pele arrepiada) - Tratamento e prevenção

Pele de Galinha

Publicado em 04/05/2011. Revisado por Dr Daniel Dourado (Dermatologista - CRM: 46.608 / RQE: 32.368) a 16 dezembro 2018

A pele de galinha, pele arrepiada ou também conhecida pelos termos médicos cutis anserina e queratose pilar, é um evento que afeta a maioria das mulheres, em especial nas pernas, mais propriamente nas zonas onde as pernas exercem pressão quando cruzadas.

Pele De Galinha

Abaixo você tem um índice com todos os pontos que discutiremos neste Guia

Saiba como acabar com a pele de galinha

Porque ficamos com pele de galinha? É especialmente no Inverno que a pele das pernas se torna particularmente seca.

Os seus poros ficam mais fechados em consequência do frio, situações que dificultam o rompimento dos pêlos mais fracos e da penugem.

Por outro lado, também o facto da pele das pernas se manter sob a pressão das collants contribui para que este fenómeno se agrave dando à pele a aparência de pele de galinha, semelhante à que tem quando temos frio.

Desta forma, com a chegada do tempo quente, verifica-se que os pêlos formaram certas asperezas que, por vezes, se tornam avermelhadas, podendo mesmo inflamar.

Prevenção

Em primeiro lugar, há que ter durante todo o ano cuidados na hidratação da pele, mantendo-a o mais lisa e macia possível.

Este efeito é conseguindo através da sua fricção diária no duche e do uso de hidratantes depois.

Quando a pele é oleosa, forma-se na sua superfície uma acumulação do excesso de gordura que aí se deposita com as células mortas que também se vão acumulando na sua superfície.

Para tornar a epiderme mais fina deve usar, antes do seu creme hidratante, uma loção corporal regeneradora à base de AHA (ácidos de frutos) ou de ácido glicólico.

Tratamento da pele de galinha

Para além dos cuidados preventivos, é necessário tomar outro tipo de cuidados para que a pele de galinha desapareça o mais rapidamente possível. São eles:

Fricção com pedra pomes – esta deve ser cuidadosamente feita, já que a pedra-pomes pode ser irritante para a pele.

Para que o faça sem problemas, é importante que primeiro ensaboe muito bem a pele e passe depois a pedra-pomes, muito suavemente, apenas nas zonas mais ásperas.

Os movimentos devem ser rotativos e muito leves. É preferível fazê-los durante mais tempo com suavidade, do que rápida e energicamente;

Luvas de sisal, crina ou mesmo uma luva turca – conduzem a excelentes resultados, se tiver aplicado previamente sobre a pele um exfoliante corporal.

Molhe primeiro a pele das pernas; espalhe o exfoliante corporal como se fosse um creme e massaje depois com a luva, insistindo sempre nas zonas mais ásperas e problemáticas;

Não deve dispensar, sempre depois do banho ou duche, a aplicação de um creme nutritivo para amaciar a pele convenientemente.

Foto de pele de galinha

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Dr Daniel Dourado (Dermatologista - CRM: 46.608 / RQE: 32.368)

Dermatologista - CRM: 46.608 / RQE: 32.368

O Dr. Daniel Seixas Dourado é Graduado em Medicina pela Universidade Severino Sombra – RJ – 2007. Para além disso possui:

- Especialização em Dermatologia: Hospital Eduardo de Meneses (FHEMIG) – 2009.

- Pós-Graduação Lato-Sensu em Medicina e Cirurgia Aplicada a Estética: CEMEPE – Belo Horizonte – 2010.

- Título de especialista em Dermatologia: Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e pela associação médica brasileira – AMB.

- Especialização em cirurgia da restauração capilar: Facultè de médecine Pierre et Marie de Curie de Paris / France – 2014.

- É membro titular da sociedade brasileira de dermatologia – SBD.

- Membro titular da sociedade brasileira de cirurgia Dermatológica (SBCD).

- Membro da associação brasileira de cirurgia e restauração capilar- ABCRC.

Endereço: Rua Bernardo Guimarães, 2717, sala 903 - Santo Agostinho, Belo Horizonte – MG

Email: atendimento@drdanieldourado.com.br

Telefone: (31) 9 9446 2446

Também pode encontrar o Dr. Daniel no Linkedin, Facebook e Instagram. Pode consultar o Currículo Lattes Aqui.