-->Pele Desidratada - Sintomas, Causas, Tratamentos Caseiros e Cuidados a Ter - Educar Saúde

Pele Desidratada – Sintomas, Causas, Tratamentos Caseiros e Cuidados a Ter

Publicado em 09/01/2013. Revisado por Dr Pedro Secchin (Dermatologista CRM-SP 195965) a 16 dezembro 2018

Desfrute dos poderes medicinais do aloe vera e do óleo de jojoba no tratamento da pele desidratada. Conheça os Sintomas, Causas, e alguns Cuidados a Ter.

pele seca

A água tem uma função bastante importante na manutenção da saúde e na protecção do organismo. É este líquido precioso que oxigena as células e que permite que estas se regenerem quando morrem. Isto afecta não só o interior do corpo como o exterior, incluindo o maior órgão existente no corpo humano: a pele.

Sintomas

Com a perda de água, a pele torna-se desidratada, algo diferente de pele seca, apesar da caracterização e a apresentação dos sintomas ser quase a mesma: irritabilidade, secura ao toque, sensação rugosa e de que a pele está a ser repuxada, causando desconforto.

Com a perda de água, a pele perde uma camada protectora, o filme hidrolipídico, que a costuma proteger das diversas agressões exteriores. Perdendo esse filme, constituído por sebo, suor e secreções naturais, a pele torna-se bastante mais sensível. É este filme que é responsável pela manutenção da flexibilidade e pelo equilíbrio da pele.

Causas da pele desidratada

Esta desidratação pode ocorrer por diferentes factores, não sendo necessariamente provocada por não ingerir líquidos. A menopausa, o envelhecimento, factores genéticos e hereditários e o contacto com agentes exteriores que podem prejudicar a pele, como o frio, o calor e a exposição solar são causas apontadas para a falta de água na pele.

Combater estes sinais da desidratação torna-se imperativo para quem nota a pele mais seca, podendo-se arriscar a ficar com sinais de envelhecimento prematuro.

Tratamento 100% Natural

aloe vera

Aloe Vera

Existem alguns ingredientes, alimentos e plantas com propriedades hidratantes que podem ajudar a restabelecer os níveis de água na pele perdidos. O aloe vera, por exemplo, é rico em polissacadários, propriedades antioxidantes que ajudam a acalmar e a proteger a pele. Este é um dos ingredientes mais usados em cremes e hidratantes.

Óleo de Jojoba

óleo de jojoba

O óleo de jojoba é outro dos ingredientes muito usados em cremes para hidratar a pele. As ceramidas do óleo de jojoba estimulam a regenaração de células e a retenção de água na pele. Limpe a pele todos os dias, faça esfoliação uma vez por semana e hidrate-a de manhã e à noite.

Tratamentos Hidratantes Naturais

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Dr Pedro Secchin (Dermatologista CRM-SP 195965)

Dermatologista - CRM-SP 195965 / RQE 73850

Consultar > Currículo Lattes.

O Dr. Pedro Secchin é Graduado em Medicina pela Universidade Gama Filho (UGF) – 2011. É Mestrado em Medicina pela Fundação Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Além disso o Dr. também possui:

- Especialização em Dermatologia no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (HUCFF/UFRJ) - 2018.

- Título de especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Associação Médica Brasileira (AMB).

- É membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Endereço: Rua Inglês de Sousa, 449. CEP: 01546-010 - Jardim da Glória São Paulo - São Paulo Telefone: ‪(11) ‬4301-9931

Também pode encontrar o Dr. Pedro no Linkedin e Instagram.