Pele Negra – Caracteristicas, Riscos de Cancer e Cuidados no dia-a-dia

Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018 - Publicado a 24 de junho de 2010

A pele negra possui uma proteção natural equivalente a um filtro FPS 15.

pele negra

Riscos a ter com a pele negra

Incidência de cancro da pele: cerca de 1% (como o sol não é o único fator desencadeante da doença, esse tipo de pele, apesar de possuir grande proteção contra os raios UVB, responsável pelas queimaduras e tumores malígnos, apresenta pequeno risco de cancro da pele).

A quantidade de melanina existente consegue proteger a pele contra os raios UVB e pode-se ficar o dia todo ao sol sem que surja vermelhidão. Mesmo assim, é indispensável utilizar filtro solar, pois o pigmento natural não tem tanto poder contra a radiação UVA, causadora do envelhecimento precoce. Além do mais, devido à facilidade em produzir melanina, este tipo de pele tende a desenvolver manchas ao sol. Essa é outra razão para não dispensar o filtro solar.

Cuidados a ter com o sol

No corpo, espalhe um produto com FPS entre 2 e 4 e, nos lábios, aplique um protetor com FPS 6, ou use apenas bâton, que proporciona uma barreira física contra a radiação solar. Fique o tempo que quiser na praia ou na piscina, protegida apenas pelo filtro solar. Não é necessário utilizar chapéu nem guarda-sol.

No dia-a-dia

Pela manhã, espalhe um protetor com FPS 4 nas áreas descobertas e volte a aplicar a cada 3 horas, principalmente, quando estiver na rua.

Continuação » 11 Cuidados com Pele Negra