Entenda as causas e como tratar a Pele Seca nos Cotovelos, Joelhos e Pés

lipidioseExistem certas zonas do corpo mais secas do que outras: joelhos, parte inferior, das pernas, cotovelos, mãos e pés.

Esta secura torna-se mais evidente no inverno, por causa do frio e do vento, dois factores externos que promovem o envelhecimento prematuro, as rugas e a falta de elasticidade.

A nossa pele é o nosso bilhete de identidade . Habitualmente, estas zonas secas têm caracteristicas pereitamente identificáveis. São:

Ásperas e repuxadas. De uma cor mas escura do que o normal. Mais propensas a irritações, rubores, comichões e descamações. Mais predispostas ao aparecimento de rugas finas.

Onde mais depressa se instalam os sinais da passagem dos anos.

Os cotovelos, os joelhos e a planta dos pés parecem mais secos que o resto do tegumento cutaneo por terem uma camada córnea mais espessa, resultado de uma adaptação ás suas funções.

O grande problema que enfrentam é que não lhes é prestada a devida atenção. Geralmente, recebem uma dose de creme hidratante muito inferior áquela de que realmente precisam.

Há que ter em conta que estas zonas têm poucas glandulas sebáceas, poucos pêlos e têm mais fibra elástica por causa dos movimentos de extensão e tensão que realizamos com elas – como as mãos, por exemplo. É por estes motivos que são mais rugosas e secas.

Quais são as causas de pele seca?

A camada córnea – camada mais superficial de epiderme e que é constituida por células mortas achatadas – vai-se tornando descontínua e quebradiça porque vai perdendo qualidade.

Para além disso, a pele tem mais dificuldades em fabricar a sua camada hidrolipídica porque os queranócitos (celulas que fazem parte da barreira cutanea) vêem a sua actividade reduzida.

Por outro lado, a quantidade de ácido hialurónico presente na pele diminui, o que se reflecte num menor poder de retenção de água na derme (camada intermédia da pele).

Outra das causas é o menor rendimento dos fibroblastos – células contituintes do tecido conjuntivo que sintetizam proteinas como o colagenio e a elastina, e que são fundamentais na regeneração dos tecidos – que diminuem em quantidade com o passar do tempo e devido ás agressões externas.

Adicionalmente, os fibroblastos ficam distorcidos, perdendo a estrutura original que lhes conferia elastecidade.

Receitas caseiras para pele

1– A terapeutica da secura (xerose cutanea) deverá ser efectuada diariamente pelo próprio doente, sendo a redução do tempo de contacto com a água um dos factores mais relevantes, para além, logicamente, da aplicação de tópicos hidratantes e emolientes.

Para controlar a secura extrema

2– Use cremes ricos em agentes hidratantes diariamente; no caso de peles muito secas, convém optar por produtos especificos.

3– Opte por fórmulas ricas em ingredientes muito nutritivos – como o aloé vera ou pantenol – que fazem com que a camada cornea recupere o seu conteudo de água. Para além disso, a sua concentração em gorduras hidrófilas restaura a camada hidrólipídica.

4– Combine os tratamentos tópicos – cremes – com outros de via oral, através de cápsulas que contenham os ingredientes necessarios ao interior da pele e que reflictam no exterior.

5– Faça, todas as semanas – quando a pele estiver em melhor estado, a cada 15 dias – uma esfoliação, prestando especial atenção aos joelhos, cotovelos e pés, já que estas zonas armazenam uma infinidade de celulas mortas.

6– Siga uma alimentação rica em água e antioxidantes. Opte pela papaia, o tomate, a maçã, os morangos e os frutos vermelhos.

7– É recomendavel ingerir bastantes ácidos-gordos ómega-3 e 6, que se encontram nos óleos vegetais de sementes, frutos secos e peixes gordos.

8– Beba, no minimo, oito copos de água por dia – um litro e meio aproximadamente. Lembre-se que á medida que os anos passam a tendencia é ingerir cada vez menos liquidos.

9– Para proteger os joelhos e calcanhares, use calças suaves e sapatos confortaveis. Quanto aos cotovelos, opte, sempre que puder, por mangas largas.

Dicas

Para os cotovelos: Quando aplicar o creme hidratante envolva-os em pelicula aderente e deixe actuar durante 5 minutos. Desta forma o produto penetra melhor.

Para os joelhos: Faça uma massagem de 3 em e dias com pedra pomes; assim esfolia as zonas mais rugosas. Faça esta massagem durante o duche quente para que a pele esteja mais mole.

Para os pés: Todas as noites, antes de se deitar, aplique um creme especifico para os pés e insista nos calcanhares. Aproveite para fazer uma massagem e alongar as articulações.

Tratamentos de cabine

Encare-os como uma cura intensiva contra a secura extrema.

Os tratamentos realizados nos centros de estética, como as massagens com oleos essenciais, produtos nutritivos, reparadores e esfoliantes em profundidade podem alcançar resultados francamente bons, mas – lembre-se – têm sempre de ser continuados em casa.

Energia branca

Para: tratamento de peles muito secas e/ou zonas do corpo que apresentem muita secura e, por isso, sejam ásperas e tenham um aspecto descamativo.

O PROGRAMA

1– Primeiro, a terapeuta faz uma massagem vigorosa com um creme enrriquecido com muesli esfoliante, insistindo nas zonas mais necessitadas.

2– Depois de retirar a mistura anterior do corpo da cliente, é aplicado, através de massagem, um sérum tonificante, até ser totalmente absorvido.

3– De seguida, aplica-se um creme com geleia activa aquecido, tipo máscara, numa camada muito fina no corpo e nos pés.

4– A terapeuta deixa cair em circulos em cima dos pés da cliente, um creme regenerante e reestruturante á base de mel, envolve em papel osmótico e deixa actuar durante 20 minutos.

Passado este tempo, é feita uma massagem e, para terminar o tratamento, removem-se os restos de produto com uma toalha humedecida.

Preço: cerca de 75 euros.

KATHARSYS

Para alcançar um completo estado de bem estar fisico e mental, graças ás propriedades curativas e aos tratamentos personalizados.

O PROGRAMA

A katharsys é uma suite termal que combina várias acções: vapor e calor, aromas, cores e musica, para criar uma completa sinergia que, combinada com lamas termais regenera o corpo e a mente com um efeito benéfico e relaxante.

Preço medio de 40 euros por sessão

CREMES MAIS EFICAZES

Loção de preparação diaria neutrogenasollievo quotidianoSoin corps nourrissant antioxidante candalielInnéov pele secaInnéovCrème jeunesse des pieds clarinsCrème jeunesse des pieds clarinsCreme de mãos nutri-hidratante 24h da GarnierHydrafix GarnieSos nutri+ da matisMatis Paris Réponse Corps

Continuação » 8 Remédios Caseiros para Pele Seca