-->Penamacor - Castelo Branco

Penamacor

Publicado em 18/02/2011. Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

Sobre uma ondulação rochosa a 588 metros de altitude, depara-se-nos a vila de Penamacor, localizada no distrito de Castelo Branco entre as serras da Malcata e da Gardunha e próxima da margem esquerda do rio Pônsul. A Vila de Penamacor, fortificada por D. Sancho, foi em tempos praça de guerra medieval, devido à sua posição fronteiriça que a expunha a constantes ataques leoneses. Este rei concedeu-lhe foral em 1209, tal como D. Afonso II em 1217 e D. Manuel I em 1510.

É sem dúvida uma belissima Vila antiga, onde nas suas ruas podemos apreciar casas antigas e ainda preservadas e no topo da elevação, dominando a paisagem, a torre de menagem. Aqui surgiu um dia o falso rei D. Sebastião, um aventureiro fazendo-se passar pelo desaparecido rei, que enganou o povo.

Abaixo você tem um índice com todos os pontos que discutiremos neste Guia

Monumentos de Penamacor

Castelo (construído por Gualdim Pais, no século XII; subsiste a Torre de Menagem e o arco de entrada na fortificação)

Igreja de São Tiago

A igreja matriz em granito do século XVI, tem elegante fachada, de onde se destaca a torre sineira inclinada, apelidada de ‘Torre de Pisa Penamacorense’. No seu interior, de três naves e colunas com belos arabescos, vários altares de rica talha dourada e valiosas imagens

Igreja de São Pedro (a mais antiga da vila; altares e imagens de épocas diferentes; guarda a imagem de Nossa Senhora do Castelo, salva da igreja do castelo)

Igreja da Misericórdia (séc. XVI; pórtico manuelino; altar-mor renascentista em talha dourada; quatro altares laterais)

Convento de Santo António (do séc. XVI; a sua capela apresenta talha dourada)

Ermida de Nossa Senhora do Incenso (fachada do séc. XVII, altura da sua reconstrução; altares dourados e imagens de interesse artístico) – a 3 km de Penamacor

Ponte de cantaria (pensa-se ser de alicerces romanos, reconstruída no início do século XVII por ordem de D. Filipe II; vital para as comunicações entre a Beira Alta e a Beira Baixa) – Meimoa

Ruínas romanas – Meimoa

Pelourinho (tipo gaiola; com fuste octogonal assente em base oitavada; remate decorativo) – Bemposta

Museus

Museu Municipal de Penamacor (do seu espólio arqueológico destaca-se o túmulo de incineração romano do séc. I-II d.C.)

Paisagem Natural

Reserva Natural da Serra da Malcata

Serra da Gardunha

Espaço de grande beleza agreste, o verde anfiteatro da serra da Gardunha tem o seu ponto mais alto a 1226 m de altitude. Lá brotam as águas da Fonte do Alardo e vagueiam cursos de água, onde se encontram bogas e trutas a convidar a um momento calmo de pescaria.

Rota pelos concelhos de Idanha-a-Nova e Pemamacor (Beira Baixa, Portugal)

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Equipe Editorial

A essência da medicina não se restringe apenas ao diagnóstico e prescrição. A verdadeira missão está em informar, acolher, participar, apoiar e confortar as pessoas em suas dores e sofrimentos. Em ser uma referência técnica e humana em momentos de intensa insegurança e medo.

Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial são revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui

A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.

Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.

O processo de atualizações é simples.

Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui

Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.