-->Pêra ou maçã? Qual a forma mais saudável? - Educar Saúde

Pêra ou maçã? Qual a forma mais saudável?

Publicado em 24/06/2010. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 8 dezembro 2018

Pêra ou maçã? Qual a forma mais saudável?

Um estudo levado a cabo por investigadores da Universidade de Minnesota veio confirmar as opiniões de alguns cientistas, que afirmam que o que deve ser tido em conta não é apenas a gordura total do corpo, mas as zonas onde a gordura corporal se deposita. É a forma como essa distribuição se faz que pode tornar o excesso de peso um perigo para a saúde. O tipo “genóide” de distribuição da gordura, comum a muitas mulheres, é muitas vezes descrito como tendo a forma de uma “pêra”, pois a gordura deposita-se sobretudo nas nádegas, coxas e ancas. No tipo “andróide”, o excesso de gordura deposita-se na parte central do corpo (barriga, peito). Esta distribuição em forma de “maçã” é mais comum nos homens, mas também aparece em muitas mulheres que se aproximam da menopausa.

Os cientistas pensam que o tipo de gordura que se acumula à volta da zona central do corpo é metabolizado de forma diferente da gordura localizada noutras zonas, e esta diferença contribui para um aumento da pressão sanguínea e dos níveis de colesterol e de triglicéridos, factores que podem aumentar o risco de doenças cardíacas.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 88-99685-0858

Publicidade