-->Perder Peso em 2 Meses, combater a celulite e a flacidez - Educar Saúde

Perder Peso em 2 Meses, combater a celulite e a flacidez

Publicado em 09/05/2010. Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

Perder peso em 2 meses, combater a celulite e a flacidez

PERDER PESO
Para quem não visitou o ginasio ao longo de todo o ano e pretende queimar gordura até ao Verão, o professor Frederico Raposo sugere «tanto os exerícios aeróbicos que exigem um esforço dirigido para o sistema cardiovascular, como os mais localizados direccionados para grupos musculares específicos, desde que praticados três vezes por semana e por um período mínimo de meia hora». Os exercícios têm diferentes especificidades, consoante o tempo de duração e a intensidade com que são realizados.

Os exercícios cardiovasculares «não são centrados em grupos musculares especificos, mas sim em grandes massas musculares, permitindo estar mais tempo em prática e consumir mais gordura». A natação, o ciclismo, a corrida, a ginástica aeróbica, o step, o remo são exercícios aeróbicos por excelência «que consomem as tais gordurinhas e geram benefícios de um modo geral, em todos os sistemas. Para que surtam efeito, devem ser praticados de forma contínua e regular durante, pelo menos, 30 minutos.»

O programa de treino ideal será aquele que engloba exercícios cardiovasculares e exercícios localizados: «trata-se de trabalhar também a resistência muscular. O exercício localizado também contribui para a redução da massa gorda, porque ao tonificar os músculos e ao ganhar massa muscular, está a contribuir para que, ao longo do dia, durante as actividades quotidianas, ou mesmo em repouso, exista um aumento do consumo calórico, como resultado de um metabolismo mais acelerado.» O complemento entre as duas actividades é a opção ideal.

COMBATER A FLACIDEZ
Para combater a flacidez, o trabalho mais importante é o localizado. A Musculação ou as actividades localizadas (Ginástica Localizada, Gap, Body Pump), são as mais indicadas. O Body Pump é um dos exercícios constituintes do Body Trainning Systems, que entraram em Portugal há pouco mais de dois anos e primam pelo facto de serem modalidades «muito atléticas e individualizadas. São aulas de grupo mas permitem que cada pessoa, com as mais diferentes características, faça o mesmo treino com intensidades diferentes.»

O treino ideal
O programa ideal será «um treino de musculação constituído por um esquema de 8 a 12 exercícios, abrangendo os principais grupos musculares, realizando em cada exercício uma série de 15 a 20 repetições máximas, numa fase inicial, passando posteriormente para 12 a 15. O objectivo deste treino é aumentar a resistência e a tonificação muscular, devendo ser realizado 2 ou 3 vezes por semana. A opção é substituir um dos treinos de musculação por uma das actividades mencionadas no parágrafo anterior. Para combater a flacidez é essencial fazer exercícios específicos para cada músculo, não exagerando na carga, para não se tornar demasiado agressivo e dificultar a recuperação.»

Duração
O ideal para ajudar a resolver este problema são três visitas ao ginásio por semana (duas será o mínimo aceitável para obter resultados). O treino deverá ter uma duração aproximada entre 30 minutos a 1 hora.

ATENUAR A CELULITE
Para combater os nódulos de gordura localizada nas coxas e nádegas deve realizar-se um programa de treinos que permita o aumento da irrigação sanguínea das zonas afectadas ou seja, «um treino localizado, embora sem prescindir do treino cardiovascular. O complemento entre os dois é o ideal. As aulas mais frequentadas para resolver esta situação, são as aulas de GAP (glúteos, abodominais e pernas).»

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Equipe Editorial

A essência da medicina não se restringe apenas ao diagnóstico e prescrição. A verdadeira missão está em informar, acolher, participar, apoiar e confortar as pessoas em suas dores e sofrimentos. Em ser uma referência técnica e humana em momentos de intensa insegurança e medo.

Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial são revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui

A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.

Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.

O processo de atualizações é simples.

Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui

Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.