Perder peso versus ganhar peso: um paradoxo da dieta

Atualizado e Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 08/08/2019

Perder peso versus ganhar peso: um paradoxo alimentar nas dieta

Na tentativa de melhorar a qualidade da sua alimentação muitos indivíduos têm vindo a reduzir a ingestão de carne vermelha e outros alimentos de origem animal. Acontece que, ao fazê-lo, é possível que estejam a privar-se de um dos ácidos gordos mais importantes: o ácido linoleico conjugado (ácido gordo essencial).

Apesar do aconselhamento apontar para uma dieta pobre em gordura, não deixa de ser irónico que a “outra face da moeda” deste tipo de dietas seja a possibilidade de se estar, simultaneamente, a diminuir a ingestão de um ácido gordo (o ácido linoleico conjugado) que actua ajudando a reduzir a massa gorda corporal e a manter e a aumentar a “massa magra”!

Apesar de ser necessário determinar o mecanismo envolvido, parece, com efeito, que o ácido linoleico conjugado pode determinar perda de peso ao aumentar a velocidade à qual “queimamos” gordura enquanto impede a sua acumulação (particularmente quando ingerido em quantidades adequadas e associado à prática regular de exercício físico).

Assim sendo o ácido linoleico conjugado poderá ser uma mais valia importante como parte de uma dieta.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.

Perder peso versus ganhar peso:…