A pereira é uma árvore que pode alcançar os 20 metros de altura e viver uns 65 anos, embora em plantações comerciais estes valores se reduzam consideravelmente. É uma árvore piramidal com a casca cinzenta. As folhas são ovais e as flores são brancas, que se agrupam e formam corimbos de 9 a 11 flores.
A pereira pertence à família das Rosáceas e o seu nome científico é Pyrus communis.
É uma árvore piramidal, que vive uma média de 65 anos, arredondada enquanto nova e pode alcançar os 20 metros de altura, embora as variedades modernas sejam árvores de pequeno porte, para facilitar as práticas culturais e a colheita. Tem o tronco alto, grosso e de cor cinzenta, com a casca fendilhada.
Possui uma raiz profunda. A pereira abrolha antes da macieira e a floração começa a meio de Março, sendo muito sensível às geadas primaveris, mas suporta temperaturas de –20ºC durante o Inverno. Prefere solos limosos, sãos, arejados e profundos.
As folhas são ovais, inteiras ou em alguns casos finamente dentadas. As flores podem ser brancas e em alguns casos rosadas, agrupam-se formando corimbos de 9 a 11 flores e são hermafroditas, ou seja, cada flor tem os dois sexos.
Publicidade
O fruto é denominado pomo, tem forma e cor variável, embora seja normalmente alongado e de epiderme de cor verde ou amarela, com poucas sementes que são negras e pequenas.
Saiba mais sobre: Frutas