Perguntas e Respostas sobre Rinoplastia – Cirurgia Plástica no Nariz

Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

Perguntas e Respostas sobre Rinoplastia – Cirurgia Plástica no Nariz: A rinoplastia caracteriza-se por uma intervenção cirúrgica que tem como objectivo efectuar modificações em toda a estrutura nasal de modo a melhorar o aspecto estético da face.

Fotos da rinoplastia antes e depois

antes e depois da rinoplastia fotos

A cirurgia é relativamente simples, e realiza-se através de incisões dentro das narinas, onde se efectua a separação das partes das estruturas subjacentes, e de seguida na cartilagem e no osso responsáveis pelas deformidades.

Que tipo de anestesia é utilizada durante o procedimento?

A Rinoplastia poderá utilizar anestesia geral ou local. Esta escolha ficará ao critério do cirurgião, e será determinada conforme o problema do paciente e o tipo de cirurgia a ser realizada. Quanto mais complexa a cirurgia, maiores as probabilidades de vir a ser necessário recorrer-se a uma anestesia geral.

No entanto, na esmagadora maioria dos casos, uma anestesia local é o suficiente. Uma vez que o paciente se encontrará anestesiado, este procedimento não lhe causará qualquer tipo de dor ou desconforto, sendo facilmente suportável por qualquer pessoa.

Quanto tempo demora uma Rinoplastia?

Não há forma de dar uma resposta exacta para essa questão, mas é seguro afirmar que, na generalidade dos casos, uma Rinoplastia durará entre 2 a 3 horas. Em casos de maior complexidade, poderá durar um pouco mais.

A Rinoplastia deixa cicatrizes visíveis?

Geralmente as cicatrizes formam-se dentro das narinas, não sendo, por isso, visíveis.

É possível moldar livremente o nariz?

Livremente, não, na medida em que existe um equilíbrio entre o nariz e a face que deve sempre ser respeitado. No entanto, muitas são as mudanças que é possível efectuar, caso se revele verdadeiramente necessário.

O resultado é imediato?

No pós-operatório será necessário a utilização de uma tala e de um tamponamento nas narinas.Também haverá um inchaço que terá de ser muito bem tratado, por isso acredita-se que os resultados finais só deverão aparecer após cerca de 3 meses.

O pós-operatório costuma ser doloroso?

Não muito. É possível que o paciente sinta algum incómodo no nariz, mas tal poderá ser facilmente aliviado com analgésicos, e não durará mais do que alguns dias.

Qual a posição mais indicada para se dormir após a cirurgia?

Para evitar comprometer a qualidade dos resultados, aconselha-se que durma sempre com a face virada para cima. É importante ter atenção a este ponto, de modo a não prejudicar a recuperação da região operada.