Peritonite – Inflamação aguda do peritónio (membrana que delimita o abdómen)

A peritonite é uma inflamação aguda da membrana peritônio que delimita a cavidade abdominal e forma o revestimento exterior dos órgãos abdominais. Apesar do interior do intestino conter milhões de bactérias, esta membrana é estéril e muito sensível à infecção.

Causas da peritonite

A peritonite normalmente resulta de perfuração de uma parte do intestino, pelo que os conteúdos são capazes de atingir o peritónio e de lhe causar infecção. A perfuração de um apêndice inflamado, ou de uma úlcera gástrica ou duodenal, são as causas mais vulgares de peritonite, mas também pode resultar de uma lesão por perfuração, como pode acontecer num ataque com punhal ou faca.

Sinais e sintomas da peritonite

Há dor abdominal forte, rigidez (tipo tábua) dos músculos abdominais e febre alta. Qualquer movimento irá provocar o aumento da dor.

Diagnóstico – Como se Diagnostica:

Normalmente, este baseia-se nos antecedentes, sintomas e resultado do exame.

Riscos e Complicações da peritonite

A peritonite interrompe o movimento dos conteúdos do intestino (peristalse) que pode bloquear o intestino (íleo paralítico). O líquido proveniente do sangue acumula-se na cavidade abdominal e a perda de líquido pela circulação também pode provocar um estado de choque.

Tratamento da peritonite

Se não for tratada rapidamente, a peritonite pode ser fatal. O tratamento envolve a instilação de líquido para controlar o traumatismo, cirurgia para drenar a cavidade peritoneal e reparar a causa, bem como antibióticos para a infecção.