-->Pescoço - Educar Saúde

Pescoço

Publicado em 02/05/2011. Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

O pescoço é a zona do corpo que une a cabeça ao tórax. É constituído por vértebras cervicais da coluna vertebral, e por feixes de músculos, através dos quais podemos movimentar a cabeça. É uma zona bastante rica em vasos sanguíneos e linfáticos, nervos, etc. Existem no pescoço diversos órgãos com funções locais ou gerais, como a tiróide, o esófago, a laringe, a traqueia, os gânglios linfáticos, entre outros. O pescoço é revestido por uma pele muito fina que não é suportada por músculos fixados em suportes ósseos, o que faz com que perca facilmente a sua tonicidade, situação que é negativamente influenciada pelo movimento a que é continuamente sujeito para movimentação da cabeça.

Beleza do pescoço

A quantas mulheres, com um excelente aspecto de rosto, com uma pele lisa e acetinada, sem grandes sinais de envelhecimento mas que, não obstante, lhes atribuímos uma idade superior, tudo à custa da aparência do seu pescoço?

Este fenómeno é frequente, o que obriga muitas mulheres a esconderem o pescoço com um lenço, o que, muitas vezes, não se encontra em harmonia com o rosto em si. Se, desde cedo, pudéssemos ter em conta a grande influência que o pescoço tem na aparência total de um rosto, muito provavelmente lhe dedicaríamos também muitos cuidados do que aqueles que, dia-a-dia, não esquecemos de dirigir para a face.

Sendo um elemento essencial para o porte e realce do rosto como um todo, é graças ao pescoço que conseguimos a grande mobilidade da cabeça, rodando-o para os lados, inclinando-o para a frente ou para trás, erguendo-o para cima, enfim, uma porção de movimentos cuja mímica influencia também um estado de espírito como a timidez, a altivez, a doçura e a graça.

Perante toda esta mobilidade do pescoço, há que considerar que é ele que suporta a cabeça. Isto apesar de ter apenas uma fraca musculatura que o proteja, sendo coberto ou revestido por uma pele fina e sensível, pobre em lípidos, e portanto mais seca e com mais tendência para a desidratação e para o envelhecimento precoce.

Por estas razões, sendo geralmente esquecido e negligenciado o seu rejuvenescimento, hidratação e reafirmação, o pescoço acaba por mostrar sinais evidentes de envelhecimento precoce. No entanto, é preciso que nos lembremos que também a pele do pescoço, salvo algumas excepções durante o Inverno, se encontra continuamente exposta ao ar, pelo que acaba por vir a sofrer as consequências dos agressores que o atingem, merecendo, por isso, toda a nossa atenção e cuidado.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Equipe Editorial

A essência da medicina não se restringe apenas ao diagnóstico e prescrição. A verdadeira missão está em informar, acolher, participar, apoiar e confortar as pessoas em suas dores e sofrimentos. Em ser uma referência técnica e humana em momentos de intensa insegurança e medo.

Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial são revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui

A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.

Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.

O processo de atualizações é simples.

Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui

Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.