-->Pielonefrite - O que é, Sintomas e Tratamento

Pielonefrite

Publicado em 10/05/2010. Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 12 dezembro 2018

Pielonefrite – O que é, Sintomas e Tratamento:

A pielonefrite não é mais do que uma infecção do rim.

Costuma ser mais habitual nas mulheres do que nos homens e a sua origem pode ser uma infecção que ascende pelas vias urinárias até ao rim – uma cistite que se complica por exemplo.

Isto deve-se ao mau funcionamento de uma válvula que temos nessa zona responsável por impedir que os germens subam através dos ureteres.

A pielonefrite também pode ser causada pela presença de um cálculo renal.

Abaixo você tem um índice com todos os pontos que discutiremos neste artigo:

SINTOMAS DE PIELONEFRITE

Há uma série de sintomas que evidenciam a presença de pielonefrite, como febre elevada com calafrios, dor na zona do rim, urina turva e síndroma miccional – ardor, urgência e micção escassa mas muito frequente.

É necessário tratar esta infecção, para evitar que uma pielonefrite derive numa insuficiência renal, doença de bastante maior gravidade. Para isso, é importante curá-la imediatamente, de forma que deixe as sequelas minimas no rim.

TRATAMENTO PARA PIELONEFRITE

A pielonefrite trata-se com antibióticos administrados por via intravenosa, para assegurar que chegam ao rim através da corrente sanguínea; ou mediante fármacos modernos, que tem uma excelente biodisponibilidade.

PRECAUÇÃO DURANTE A GRAVIDEZ

Se normalmente a cistite não é uma afecção a que se dê demasiada importância, há que mudar de atitude durante a gravidez. Uma mulher grávida com cistite tem 50% de probabilidades de a infecção evoluir para pielonefrite.

Leia também: 26 Remédios Caseiros para Ascite (Comprovados)

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.