Plástica capilar (Queratinização)

Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

Plástica capilar (Queratinização) – O que é, Para que serve, passo a passo e antes e depois do tratamento.

Cada vez mais são os produtos e tratamentos disponíveis no mercado que prometem fazer maravilhas pelo seu cabelo, deixando-o mais bonito, resistente e saudável, através de simples procedimentos que, muitas das vezes, são realizados em salões de beleza. Apesar de tal ser visto como algo perfeitamente normal e aceitável, talvez nem sempre represente a solução mais indicada para a manutenção da saúde do seu cabelos.

Seja qual for o problema que o seu cabelo possa apresentar, deverá sempre ser analisado e tratado por especialistas qualificados para tal, e não por profissionais de salões de beleza cujos conhecimentos mais não são do que puramente cosméticos. Negligenciar a importância deste facto é uma das principais razões que leva muitas pessoas a submeterem-se a uma utilização indevida de determinados tipos de produtos que, mesmo sem se aperceberem, poderão contribuir ainda mais para a danificação dos mais diversos componentes capilares.

Leia Também: Implante Capilar

Plástica capilar (Queratinização)

Uma das mais recentes novidades adoptadas pelos salões de beleza é a chamada “queratinização“, técnica que visa a revitalização dos cabelos com o objectivo de recuperar os fios danificados. Por mais inofensivo e benéfico que este tratamento possa parecer, é importante referir que o mesmo exige a avaliação de um profissional, pois só assim poderá ser executado levando em atenção as verdadeiras necessidades do cabelo de que se submete a este procedimento, o que contribuirá para evitar aplicações incorrectas dos produtos envolvidos, o que em muito poderá favorecer a deterioração capilar.

Em clínicas certificadas, como é o caso da Tricosalus, este método recebe a denominação de “plástica capilar” e “reconstrução dos fios“, sendo que consiste num processo que tem como objectivo nutrir profundamente cada fio dos seus cabelos, que tão danificados costumam ser diariamente pelos mais diversos agentes externos, como é o caso de secadores, pinturas, alisamentos e permanentes, que contribuem para deixar o cabelo desgastado, pouco maleável, opaco e sem brilho, o que é particularmente originado pela perda de proteínas necessárias à manutenção da humidade natural do cabelo. Através da “plástica capilar“, é possível repor a queratina e a proteína dos fios, agindo na sua estrutura interna e devolvendo-lhe assim um aspecto forte e saudável.

Todo o fio de cabelo é composto por diversas pequenas escamas que, quando lavadas, têm tendência a abrir-se para absorver água, que é o que faz com que o cabelo fique mais pesado logo após ser lavado. Comummente, após enxaguarem bem o cabelo as pessoas costumam passar um creme hidratante ou condicionador nos mesmos, que são produtos compostos por uma forte base oleosa, que supostamente teria como objectivo hidratar os fios.

No entanto, sendo que os fios ainda se encontram cheios de água, e a água e o óleo não se fundem, o produto hidratante acabará por passar pelos cabelos sem ser devidamente absorvido por eles. Ou seja, estará a pagar valores elevadíssimos pela aquisição destes produtos, e apenas 10% da quantidade aplicada no seu cabelo será absorvida por ele. Já num salão, esse valor subirá para cerca de 25%, o que continua a ser muito aquém daquilo que se desejaria.

No entanto, caso este procedimento seja efectuado numa clínica como a Tricosalus, através da utilização dos produtos da plástica capilar, a absorção será de 99%, na medida em que estes são produtos que serão aplicados nos fios enquanto estiverem secos.

Plástica Capilar Antes e Depois (Claudia Rodrigues)

Agora que já tem uma ideia bem clara do que é a plástica capilar, e de que forma poderá beneficiar a saúde dos seus cabelos, deverá sempre evitar recorrer às alternativas cosméticas dos salões de beleza, na medida em que será mais sensato optar por um acompanhamento verdadeiramente especializado, que zelará sempre pela obtenção de resultados que se revelem 100% producentes e benéficos para o seu cabelo.

Plástica Capilar Passo a Passo (Video)